Politicando
JHC quer contas de Rui Palmeira julgadas em sessão do dia 29
Acordo facilitaria liberação do reajuste do duodécimo pretendido pelos parlamentares
A sessão convocada pela Câmara de Vereadores de Maceió para o próximo dia 29, que deverá apreciar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, deve servir também para apreciar as contas da gestão do então prefeito Rui Palmeira (PSD), hoje vereador da capital.
Segundo interlocutores, a apreciação das contas de Rui é um pedido do prefeito JHC, que deve ser aceito pela mesa diretora da Casa. Em troca, o gestor negocia o reajuste do duodécimo da Câmara, que não estava previsto na versão inicial da LOA apresentada no final de 2025.
O duodécimo é um repasse constitucional e obrigatório que deve ser feito ao legislativo, baseado na arrecadação municipal do ano anterior. De acordo com levantamento da Câmara, em 2026 haveria um acréscimo de cerca de 6 milhões, que não foi repassado pelo executivo no texto do orçamento.
Rui Palmeira converteu-se no principal adversário de JHC na Câmara, especialmente após as denúncias de investimento de recursos do Iprev no Banco Master, que foi liquidado judicialmente no final de 2025.
Segundo os bastidores, embora a base do prefeito seja maioria absoluta no plenário, não há uma definição clara sobre a aprovação ou rejeição das contas de Rui. Isto porque muitos vereadores que hoje são da base de JHC também já estiveram com Palmeira quando da sua gestão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Líder do PL registrou venda de imóvel 11 dias após PF achar dinheiro
Líder do Comando Vermelho em Alagoas é preso no Paraná ao tentar fugir para o Paraguai
Prisão por tráfico em assentamento leva Cabo Bebeto a criticar o MST
Lula critica popularidade de influenciadores e alcance de conteúdos falsos nas redes sociais
Comentarista político denuncia precariedade no Hospital de Passo de Camaragibe
