Blog do Roberto Ventura
Briga de ‘Titãs’; uma batalha sem favorito
Renan Calheiros e Renan Filho jamais imaginariam que teriam um adversário poderosíssimo, com bastante potencial político e eleitoral para enfrenta-los em igualdade de condições nas próximas eleições para o governo de Alagoas: o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.
Por diversas vezes e em diversas ocasiões, o prefeito JHC foi elogiado pelo senador Renan Calheiros e, diga-se de passagem, Renan disse nada mais que a verdade, ou seja, JHC vem dando um show em sua administração.
Sabe-se que, em toda sua vida pública, Renan Filho sempre foi um vitorioso, porém, jamais encontrou um adversário à altura capaz de enfrentá-lo em igualdade de condições.
Caso João Henrique confirme sua candidatura ao governo de Alagoas, teremos sem dúvidas, uma das eleições mais disputadas, acirradas e imprevisíveis de todos os tempos no estado.
Renan Filho tem um grande potencial, foi um dos melhores - senão o melhor - governador de Alagoas dos últimos anos. Soube muito bem administrar o estado e conquistar eleitores que até então jamais se poderia imaginar que esses mesmos eleitores pudessem um dia votar nele. Como ministro dos Transportes, tem realizado um bom trabalho. Outro detalhe importante e que poderá ser decisivo no resultado das eleições é que, Renan Filho, fortaleceu sua base no interior do estado onde ele possui grande densidade eleitoral.
Grande parte dos prefeitos e várias lideranças políticas do interior alagoano são apoiadores e eleitores de carteirinha do ex-governador Renan Filho.
Em relação a JHC, ele é imbatível em Maceió, chegando a atingir cerca de 90% de aprovação popular. Um prefeito que veio para ficar na história dos maceioenses. Mas, se João Henrique é forte na capital, Renan Filho é imbatível no interior do estado, onde as eleições sempre foram favoráveis aos Calheiros.
Uma coisa eu posso afirmar: caso sejam confirmadas as candidaturas de Renan Filho e JHC para o governo de Alagoas, é certo que as eleições serão decididas nos detalhes, mas, é certo também que, mais uma vez, o interior do estado terá papel decisivo e fundamental no resultado do pleito.
Resta a JHC melhorar seu desempenho no interior para dar um certo equilíbrio a disputa e quem sabe vencer as eleições, e a Renan Filho trabalhar para aumentar ainda mais sua incontestável liderança no interior do estado e diminuir a diferença na capital alagoana para pensar em vitória.
Estamos diante de uma eleição imprevisível, mas muita água vai rolar por debaixo da ponte. A previsibilidade é de uma das eleições mais disputadas em Alagoas.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias
Ricardo Nezinho busca apoio do Governo para cavalgada da padroeira de Arapiraca
Prefeitura de Lagoa da Canoa garante entrega de kits escolares aos alunos da rede municipal no retorno às aulas
Prefeitura de Arapiraca homologa obra de R$ 2,3 milhões no bairro Canafístula
Casal intensifica fiscalização para ampliar oferta de água em povoados de Arapiraca
Ação integrada entre polícia de AL e MT prende suspeito de homicídio em Feira Grande
