MPAL realiza fiscalização em casas de idosos na Massagueira e Barra Nova
Nos imóveis, que abrigam cerca de 40 idosos, foram constatadas diversas irregularidades
Uma fiscalização foi realizada pelo Ministério Público de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Marechal Deodoro, com apoio da Vigilância Sanitária municipal e de equipe técnica de engenharia, em duas casas que funcionam como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), localizadas na Massagueira e na Barra Nova.
Nos imóveis, que abrigam cerca de 40 idosos, foram constatadas diversas irregularidades. Os espaços não possuem alvará sanitário, licença de funcionamento nem registro junto aos órgãos competentes. As equipes identificaram ausência de acessibilidade, falta de identificação nas fachadas, inexistência de equipe multiprofissional e estrutura inadequada, com pisos escorregadios e em desnível, fiação exposta, instalações elétricas improvisadas, quartos adaptados de forma precária, piscina sem proteção, extintores vencidos e camas instaladas em áreas externas, expostas ao sol e à chuva.
A fiscalização também apontou falhas na assistência aos residentes, como ausência de prontuários completos, falta de profissionais habilitados, inexistência de ambulatório, farmácia, psicólogo e nutricionista, consumo de água sem tratamento adequado e ambientes com forte odor de urina. Parte dos idosos não possuía documentação básica nem cartão de vacinação.
De acordo com o promotor responsável pelo caso, a situação é grave e os locais funcionam de forma irregular, sem atender às exigências do Estatuto da Pessoa Idosa e das normas sanitárias. O Ministério Público deve expedir recomendação para regularização dos espaços e cobrar do Município o monitoramento e a assistência aos idosos.
Últimas notícias
Parlamento aprova projeto que modifica estrutura da Polícia Militar
Maceió lidera ranking de hospedagens mais acessíveis para o Dia dos Namorados 2026
Rede estadual conquista maioria das medalhas de Alagoas na Olimpíada Brasileira de Física
Governo de Alagoas inaugura de Centro de Referência em Direitos Humanos
Índice de gravidez na adolescência recua quase 48% em Alagoas no período de 10 anos
PM é acionada após denúncia de tentativa de homicídio na Grota do Grutão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
