Politicando

Politicando

Politicando

Alfredo Gaspar quer recorrer ao STF para prolongar CPMI do INSS

Deputado diz que pode procurar corte se prazo atual for mantido pela comissão

22/01/2026 17h05 - Atualizado em 22/01/2026 17h05
Alfredo Gaspar quer recorrer ao STF para prolongar CPMI do INSS

Prevista para ser encerrada no mês de março, a CPMI do INSS pode ser estendida a pedido do seu relator, o deputado alagoano Alfredo Gaspar (União). Durante parte de dezembro e janeiro, os trabalhos da comissão foram suspensos por conta do recesso parlamentar.

Dessa forma, Alfredo pretende articular para prolongar a comissão, tendo afirmado que pode até mesmo recorrer ao STF para garantir a continuidade dos trabalhos.

“Temos muita coisa a fazer e sabemos que a pressão para não prorrogar os trabalhos será grande. Pode acontecer, inclusive, de acionarmos o Supremo para assegurar a prorrogação, porque existem todos os elementos que a justificam”, disse o deputado.

Mesmo com a tendência de que, na fase final, a CPMI se concentre em investigar as ligações de empréstimos com o Banco Master, Gaspar não desistiu de tentar a convocação do filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

“Não há como ofuscar esse ponto. Estamos tratando de duas situações distintas e igualmente graves, uma delas no entorno do gabinete presidencial”, afirmou o deputado, ciente da dificuldade em emplacar a convocação de Lulinha, pela composição maior de governistas na comissão.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos