Politicando
Oposição aos Calheiros pode lançar até quatro candidaturas ao Senado
Briga interna pode acabar com todos se candidatando ao mesmo cargo e dividindo eleitorado
De olho em uma ou até mesmo nas duas vagas que serão disputadas ao Senado nas eleições de outubro, nomes que estão em campo divergente do MDB e do senador Renan Calheiros podem lançar até quatro candidaturas diferentes, entre cinco perfis que já se colocaram na briga.
No grupo mais fechado de JHC, é dado como certo que ele ou a primeira-dama Marina Cândia vai disputar uma vaga - o que depende diretamente das articulações do prefeito sobre sua candidatura ao governo do estado. Se não concorrer ao Palácio Zumbi dos Palmares, Cândia é um nome quase definido.
Dentro do mesmo grupo, Arthur Lira vem articulando sua candidatura desde 2025. Com forte presença entre os prefeitos e conexões políticas fortes, o nome do atual deputado federal é o mais difícil de ser derrubado entre os candidatos vistos como de direita.
No entanto, dois nomes ameaçam a hegemonia e o favoritismo de Lira e JHC/Cândia: Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho.
Gaspar vem intensificando o teste do seu nome como candidato ao senado desde o início deste ano, e vem arregimentando uma verdadeira legião de admiradores nas redes sociais. No entanto, precisa resolver questões partidárias importantes para ter seu nome na urna disputando o cargo.
Davi Davino é outro que, após um mergulho estratégico no final de 2025, surgiu com força afirmando que sua candidatura ao Senado em 2026 é irreversível. Seu partido, o Republicanos, tem dado suporte até o momento - embora caciques da sigla tenham boa relação com Arthur Lira.
Num cenário mais extremo, é possível que quatro candidaturas de direita sejam lançadas ao cargo, o que torna imprevisível o resultado final das urnas - já que todos os nomes disputam em tese o mesmo eleitorado.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Mulher esconde arma de companheiro para evitar ataque e homem acaba em Maceió
Mulher tem dedo fraturado e cabeça ferida após ser agredida com capacete em Paripueira
Homem é preso após arrombar porta de casa e causar dano em Taquarana
Suspeito tenta fugir e é preso com maconha após denúncia de tráfico em bar de Arapiraca
