Celebridades

Menina de 7 anos levanta barra de 80kg e gera debate: “Pode levar a lesões”

Com apenas 1m de altura, ela é considerada a melhor levantadora de peso até 11 anos nos EUA

Por Metrópoles 14/12/2020 17h05
Menina de 7 anos levanta barra de 80kg e gera debate: “Pode levar a lesões”
Com apenas 1m de altura, ela é considerada a melhor levantadora de peso até 11 anos nos EUA - Foto: Reprodução

Aos 7 anos, Rory van Ulft é conhecida como “a criança mais forte do mundo”. A menina canadense consegue levantar 80kg com uma barra olímpica e fazer agachamento com 61kg nas costas. Apesar dos números surpreendentes, ela tem apenas 1m de altura e nenhuma ambição olímpica.

A criança começou a treinar há dois anos, após ser observada durante uma aula de ginástica. Em 2020, ela se consagrou como a mais jovem campeã nacional juvenil dos Estados Unidos. Além disso, também ocupa o 1° lugar no ranking de melhores levantadoras de peso de até 11 anos no país.

“Ser mais forte me permite fazer mais e ficar melhor em tudo que tento. Eu não penso sobre o que veio antes ou o que virá depois. Eu não penso em nada. Eu apenas limpo minha mente e faço isso”, revelou Rory à imprensa internacional.

Ao todo, ela treina ginástica 9h por semana, além de fazer 4h de levantamento de peso. Por enquanto, Rory garantiu não se preocupar com as Olimpíadas. “Esse tipo de coisa realmente não importa para mim”, pontuou a menina, que utiliza tatuagens falsas quando participa de competições.

Orgulhoso, o pai, Cavan van Ulft, acredita que ela é não é apenas a criança de 7 anos mais forte do mundo, mas “a criança de 7 anos mais forte que já viveu”. “Em termos de força relativa de Rory, em comparação com todos os campeões nacionais nas categorias de peso e idade de desenvolvimento das meninas — que variam de país para país —, não há, atualmente, ninguém melhor competindo”, afirmou.