Mateus Solano se empenha em ações ambientais: 'Ser parte da solução'
Mateus Solano abre o jogo sobre sustentabilidade
Visando a preservação ambiental, Mateus Solano mudou sua rotina para reduzir impactos prejudiciais ao meio ambiente. Na casa, onde mora com a mulher, a atriz Paula Braun, e os filhos, Flora e Benjamin, o ator reutiliza água da chuva, usa painéis solares para reduzir o consumo de energia e faz reutilização do lixo orgânico como adubo natural.
Além das adaptações em seu lar, o artista tem um carro híbrido que o permite se locomover por propulsor elétrico. "Temos um carro híbrido. Vou ao trabalho e volto para casa sem gastar uma gota de gasolina. Gasto 5 reais na conta de luz a cada recarga completa", conta em entrevista para a Quem.
Como ator, essa preocupação com o futuro também guia sua carreira. Ele já aceitou papéis e recusou propostas de comerciais com base em suas convicções. "Já deixei de ganhar dinheiro por não fazer comercial para grandes empresas poluidoras. Como ator, nunca precisei declinar nenhum papel por questões ambientais. Acho inclusive que os papéis servem para colocar as questões importantes de serem pensadas pelo espectador", afirma.
Entretanto, sua preocupação com o ambiente não vem de hoje, mas sim desde a infância, através de sua mãe, Miriam Schenker. "Minha mãe me ensinou que não sou o dono da natureza, mas parte dela".
O artista tem dois projetos ligados ao meio ambiente que pretende realizar em breve. "Tenho dois projetos na gaveta. Um seria acompanhar um caminhão de resíduos recicláveis durante um dia todo até seu destino final em alguma central de triagem e mostrar o trabalho dos profissionais e o destino daquilo que descartamos corretamente". O outro projeto se chama #praondevaiomeucocô: "A ideia é reunir todo tipo de celebridade fazendo fotos em suas privadas com a hashtag pra chamar a atenção do poder público, das empresas e do cidadão para a questão do saneamento básico", conta.
Nas redes sociais, o ator também encoraja seus seguidores por meio da hashtag #1gestomuda. "Eu convido todos a escolherem um gesto na direção de um mundo mais sustentável para mudar na sua rotina. E tenho certeza que esse gesto vai abrir olhares para novos gestos que podem e que precisam ser adotados e que não tiram pedaço de ninguém, muito pelo contrário", comenta.
Durante a entrevista, Mateus aproveitou para encorajar a população. "Nosso maior desafio somos nós mesmos. Parar de apontar o problema no outro e passar a ser parte da solução. Nós somos responsáveis por aquilo que consumimos, as empresas são responsáveis por aquilo que produzem e os governos são responsáveis pelo cumprimento ou não de leis que colocam o meio ambiente em primeiro lugar. Repito que esse é o único caminho possível".
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
