Angelina Jolie cria conta no Instagram para exibir carta de adolescente afegã
"Continuarei procurando maneiras de ajudar", prometeu atriz na rede social
Angelina Jolie criou uma conta no Instagram nesta sexta-feira (20) para mostrar uma carta que recebeu de uma jovem afegã após o Talibã assumir o poder no país. "Esta é uma carta que recebi de uma adolescente no Afeganistão. No momento, o povo do Afeganistão está perdendo sua capacidade de se comunicar nas redes sociais e de se expressar livremente. Então, vim ao Instagram para compartilhar suas histórias e as vozes de pessoas em todo o mundo que lutam por seus direitos humanos básicos", começou a atriz.
Angelina lembrou que esteve na fronteira do Afeganistão duas semanas antes do fatídico 11 de setembro. "Encontrei refugiados afegãos que haviam fugido do Talebã. Isso foi há vinte anos. É revoltante ver os afegãos sendo deslocados mais uma vez por causa do medo e da incerteza que tomou conta de seu país. Gastar tanto tempo e dinheiro, ter sangue derramado e vidas perdidas apenas para chegar a isso é uma falha quase impossível de entender", lamentou.
A atriz continuou seu post com uma promessa: "Assistir por décadas como refugiados afegãos - algumas das pessoas mais capazes do mundo - são tratados como um fardo também é repugnante. Sabendo que, se tivessem as ferramentas e o respeito, o quanto fariam por si mesmos. E conhecer tantas mulheres e meninas que não só queriam uma educação, mas lutavam por ela. Como outros que estão comprometidos, não vou me afastar. Continuarei procurando maneiras de ajudar. E eu espero que você se junte a mim".
Em um trecho da carta publicada pela atriz, a adolescente relata seus pensamentos: "Um dia, eles vieram a nossa casa e ficamos com tanto medo que depois daquele dia pensei em como seria a hora de ir para a escola nessa situação. Todos nós perdemos nossa liberdade e estamos presos novamente", escreveu a jovem.
Uma fonte próxima de Angelina disse à People que a atriz se sentiu obrigada a entrar no Instagram em que mulheres e jovens no Afeganistão estão perdendo o direito de se comunicar na internet. "De seu ponto de vista, ela consegue fazer parte do esforço para amplificar suas vozes. Ela sentiu que isso era motivo suficiente para entrar na rede social", afirmou a fonte.
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
