Celebridades

Assessoria de Joelma atualiza detalhes sobre a internação. Leia a nota

Cantora foi internada nesta terça-feira (7/6) no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, para tratar o caso

Por Metrópoles/Leo Dias 09/06/2022 08h08
Assessoria de Joelma atualiza detalhes sobre a internação. Leia a nota
Rosto inchado de Joelma chamou a atenção dos fãs e internautas - Foto: Reprodução/Instagram

A equipe de comunicação de Joelma entrou em contato com a coluna LeoDias e informou novos detalhes sobre a internação da cantora, ocorrida nesta terça-feira (7/6), no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo. A artista está passando por uma série de exames e sendo acompanhada por uma equipe médica para tratar do inchaço no rosto — sequela de mais um contágio da Covid-19.

“Informamos que Joelma está realizando exames na cidade de São Paulo para acompanhamento no tratamento do pós-covid”, diz a nota.

Especialista explica causas do inchaço no rosto

A coluna LeoDias conversou com Wanderley Cerqueira de Lima, Neurocirurgião na Hospital Israelita Albert Einstein, que deu maiores detalhes sobre o que de fato é anasarca e edema, forma como são chamados os acúmulos de líquido na região do rosto ou corpo.

“Para todo paciente que tem ou teve Covid, existem vários tratamentos, entre eles o anticoagulante e, eventualmente, o uso de corticoide. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito bom, mas também efeitos colaterais: ele pode desencadear diabetes, pode levar a uma retenção de sódio no organismo e, consequentemente, a acumular água em todo o organismo, ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar, porque a água acumula devido à retenção pelo rim”, pontua ele.

Inchaço em todo o corpo

“Se o inchaço pega todo o corpo, nós damos o nome de anasarca. Nem sempre é um edema ou inchaço localizado, pode ter inchaço só nas pernas, mas é difícil ter inchaço só na face. Acontece na face quando ocorre em todo corpo, o que nós chamamos de fácies de lua cheia ou fácies cuncircóide, que é consequência dos efeitos colaterais do corticoide, entre eles o decadron”, faz ele a ressalva.