Jean Wyllys é condenado a pagar indenização para Rachel Sheherazade
Comentário de ex-deputado federal foi postado no Twitter em agosto do ano passado; Jean Wyllys chamou jornalista de racista

O ex-deputado federal do Rio de Janeiro, Jean Wyllys foi condenado a pagar R$ 30 mil de indenização a Rachel Sheherazade por tê-la chamado de racista em uma publicação feita no Twitter em agosto de 2021. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (25) pelo juiz Lucas Borges Dias. O magistrado também acrescentou no documento que a rede social deve apagar a postagem do político no prazo de até cinco dias.
No ano passado, Willys publicou no Twitter que "Rachel Sheherazade é uma racista hipócrita que quer reescrever o passado, atribuindo o monstro a direito pariu. Quando eu reagi à indignidade da apologia à tortura (crime que ela também cometeu na tevê) cuspindo num fascista, este já estava criado por gente como ela".
Na ocasião, o político respondeu a uma crítica de Sheherazade na mesma rede social. A jornalista havia retuitado uma postagem de Wyllys em que o ex-deputado dizia que não se arrependeu de ter cuspido na cara de Jair Bolsonaro no momento da votação do impeachment de Dilma Rousseff (PT). O ato aconteceu em 2016.
Por outro lado, Jean Wyllys defendeu-se na ação ao dizer que chamou Rachel de racista por conta de um comentário quando ela ainda era âncora do Jornal do SBT. A jornalista "em rede nacional de televisão, em uma das maiores emissoras do país (SBT), [defendeu] o linchamento e a tortura em praça pública de um adolescente negro que acabara de cometer um furto de pequeno valor", disse em parte de sua declaração.
O que diz a Justiça
De acordo com a redação do juiz, Jean Wyllys: "imputou à autora da prática de crime, de racismo, comportamento altamente reprovável na sociedade atual, extrapolando, o réu, a livre manifestação do pensamento e expressão" e, por isso, "consistente na ofensa dos direitos da personalidade" da jornalista.
O magistrado também afirmou que, como o Twitter é uma ferramenta de amplitude nacional, estabeleceu o valor de R$30 mil reais da indenização por danos morais. Caso o ex-deputado atrase o pagamento, o pagamento terá reajuste de juros de 1% ao mês, a partir da data da citação.
O Twitter, por sua vez, também foi citado na sentença. O juiz decretou que a rede social deve remover a publicação no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de mil reais. No entanto, a plataforma já não exibe mais o conteúdo.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
