Celebridades

Nem Xuxa, nem Galisteu: saiba quem foi primeira esposa de Ayrton Senna

Série da Netflix irá mostrar os romances do piloto, retratando, inclusive, o seu primeiro casamento

Por Splash / Uol 26/11/2024 11h11
Nem Xuxa, nem Galisteu: saiba quem foi primeira esposa de Ayrton Senna
Gabriel Leona interpreta o piloto em 'Senna' (2024) - Foto: Alan Roskyn / Netflix

A história de Ayrton Senna será recontada em série da Netflix que estreia nesta sexta-feira (29). Entre os feitos do tricampeão mundial de Fórmula 1, a obra de ficção ainda trará os romances do piloto, retratando, inclusive, o seu primeiro casamento com Lilian Vasconcellos.

Quem foi a primeira esposa de Senna

Senna era um amigo de infância de Lilian no Tremembé, na zona norte de São Paulo. Ele ainda era um jovem promissor que sonhava em chegar à F1 quando eles se relacionaram. Ayrton e Lilian se casaram em fevereiro de 1981, mas a união não foi duradoura.

Casamento em dois meses. Beco —apelido de Ayrton Senna entre amigos e familiares—, pediu Lilian em casamento logo no início do namoro, o que foi tratado como positivo pelas famílias. De imediato, o piloto falava da intenção de ir à Europa para se consolidar nas pistas.

Vasconcellos morou com o piloto em Norwich, na Inglaterra, porém, as adversidades deram fim ao romance. Em entrevista à revista Playboy em 1990, o piloto afirmou que o casamento "não deu certo pelos dois serem muito jovens". O divórcio aconteceu em 1983.

Sonhos eram diferentes. Enquanto Senna tinha o sonho de chegar à Fórmula 1, ela sonhava formar uma família. Ela sentiu-se, na ocasião, como segunda opção na vida do piloto.

Lilian Vasconcellos já afirmou que separação foi "traumática". Casal retornou ao Brasil e alugou apartamento após a temporada na Fórmula Ford. Ayrton passou a trabalhar com o pai, desistindo temporariamente da carreira de piloto na Europa.

"Ele olhou para mim, para a janela e falou: 'Lilian, eu não vou aguentar. Eu não quero isso para mim, preciso correr'. Aí, outro choro, outra decepção, porque ali eu pensei que não iria brincar de casinha." (Lilian Vasconcellos, em entrevista ao G1, em 2010)

Lilian atuou profissionalmente como designer e teve mais dois casamentos após a relação com Senna. Ela foi mãe de um menino em 1984, fruto do seu segundo casamento.

Ela não foi citada no documentário sobre Senna, lançado em 2010. À época do lançamento, a ex-mulher do piloto mostrou incômodo com a produção inglesa

O que traz a nova série

A produção vai mostrar detalhes do casamento em 1981. Interpretado por Gabriel Leone, piloto oficializou união com Lilian (Alice Wegmann) antes de disputar a Fórmula Ford na Europa —foi a primeira temporada de Senna fora do Brasil.