Celebridades

Aposta do Carnaval, Gretchen abre o jogo sobre BBB e processo judicial

Gretchen viu Freak Le Boom Boom, lançada há 47 anos, ressurgir como uma das principais apostas do Carnaval de 2026

Por Metrópoles 18/01/2026 14h02
Aposta do Carnaval, Gretchen abre o jogo sobre BBB e processo judicial
Cantora Gretchen - Foto: Reprodução / Redes Sociais

De surpresa, Gretchen viu Freak Le Boom Boom, música lançada há quase 50 anos, voltar ao sucesso e se tornar um dos hits carnavalescos de 2026. Maria Odete Brito de Miranda de Souza ficou nacionalmente conhecida aos 20 anos, com o lançamento do álbum My Name Is Gretchen, disco de estreia que cravou o nome artístico atravessando gerações na música, na televisão, na internet e, agora, no Carnaval.

Gretchen surgiu na TV em 1979 com um rebolado ousado para a época, quem acompanhava o fenômeno hoje já passou dos 60 anos, assim como a cantora, que tem 66. O título de Rainha do Rebolado viria antes de outro: o de Rainha dos Memes, consolidado anos depois com a explosão de vídeos e gifs nas redes sociais.

Agora, uma nova geração descobre a discografia da artista, iniciada nos discos de vinil e que hoje soma cerca de 10 milhões de reproduções no Spotify. A batida nostálgica e a coreografia marcante de Freak Le Boom Boom viralizaram, com a reproduções dos passos por internautas.

Gretchen foi pega de surpresa pela ascensão do hit e não esconde o entusiasmo com o novo público.

“Imagina você dormir tranquilamente, aqui em Portugal, e no dia seguinte acordar com tudo isso”, disse ao Metrópoles. “Eu fico muito feliz, porque imagina essa adolescência toda curtindo um trabalho de quase 40 anos atrás.”

Entre 12 de dezembro e 9 de janeiro, a canção teve aumento de 1.935% nas reproduções, segundo o Spotify. Em 7 de janeiro, foram 10 mil execuções; oito dias depois, o número ultrapassou 38 mil ouvintes, conforme dados de uma página de fãs que acompanha o desempenho da música.

Empolgada com o momento, a cantora prepara dois remixes do hit para o Carnaval. A faixa também ganhará um videoclipe inédito, gravado em Belém, terra natal do marido da artista, o músico Esdras de Souza.

“[O videoclipe] vai existir agora, porque na minha época não existia essa coisa de lançar música com clipe”, explicou. “Então não existe o clipe nem do Freak Le Boom Boom, nem da Conga, nem do Piripipi.”

Além da música, Gretchen construiu ao longo dos anos uma relação sólida com o público em diferentes frentes. Em 2012, participou de A Fazenda, reforçando a popularidade nas redes. Em 2017, estrelou um clipe de Katy Perry, que a escolheu justamente pelo alcance digital.

Questionada sobre o cativar diferentes gerações, a artista responde sem hesitar: “É porque eu sou autêntica. Eles sabem que eu sou assim, que eu não faço um tipo, que não é uma pessoa montada.”

Big Brother Brasil

Mesmo 14 anos após a passagem por A Fazenda, Gretchen segue figurando entre os nomes mais cotados para realities. O Big Brother Brasil estreou na última segunda-feira (12/1) e, mais uma vez, a cantora ficou fora do elenco. Apesar disso, ela não descarta a possibilidade de ser confinada no futuro.

“Eu participaria, mas não sei se, por exemplo, neste momento”, afirmou. “Futuramente poderia pensar em ir, mas por enquanto não.” Segundo a cantora, a equipe dela foi sondada, mas não houve convite formal.

A artista ainda pontua que, em 2026, a entrada no reality atrapalharia a agitada programação de Carnaval. “Neste momento, eu acho que seria um furo na água fazer isso”, refletiu. “Eu preciso estar presente no Carnaval, presente para esses fãs, presente nas TVs, na própria internet.”

Processo contra páginas de memes

Quando o rosto de Gretchen passou a figurar entre os mais populares da internet, a cantora ainda não compreendia a dinâmica dos memes. Com o passar dos anos, ela abraçou o título de Rainha dos Memes. Em 2025, no entanto, ela alega que entrou em disputa judicial contra páginas que divulgaram vídeos de inteligência artificial com cunho sexual usando a imagem dela.

“Quando a coisa é positiva, conta com o meu apoio. Eu vou divulgar, vou repostar, vou ajudar. Agora, faz uma coisa que vai agredir a minha moral, que vai agredir a minha postura, aí vai ter processo”, alegou.

Segundo nota emitida em abril pelo time jurídico da cantora, os conteúdos foram retirados das páginas BCharts e Fórum Pandlr, embora a artista tenha afirmado posteriormente que apenas a Pandlr estava envolvida. Um dia depois, Gretchen voltou a se manifestar e reforçar a alegação.

Após 10 anos de atividade, o administrador da Pandlr desativou o espaço virtual para seguir outros projetos. A página foi substituída pelo perfil Bunklr, administrado por integrantes da antiga equipe. Procurado para comentar o processo, o Bunklr não se manifestou até a publicação desta matéria.

Apesar do avanço das ferramentas de inteligência artificial, capazes de criar vídeos cada vez mais realistas com rostos e imagens de terceiros, a artista diz não temer esse tipo de tecnologia.

“Não tenho medo porque eu tenho um bom jurídico”, afirmou. “Eu não desgasto minha beleza, até porque botox está caro. Então eu simplesmente entrego pro meu jurídico e eles resolvem.”