Chile domina no tempo normal, para no VAR e vence a Colômbia nos pênaltis
Classificados para a semifinal, chilenos aguardam o duelo entre Uruguai e Peru para conhecer adversário
O Chile derrotou a Colômbia nos pênaltis na noite desta sexta-feira, na Arena Corinthians, em duelo válido pelas quartas de final da Copa América. Com bom nível técnico dos dois lados, mas um Chile muito superior e gols anulados de Aránguiz e Vidal, ambos pelo VAR, mantiveram o placar em 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades, o único que não converteu foi o colombiano Tesillo, na quinta batida colombiana, abrindo caminho para Alexis Sánchez fechar a conta.
O vencedor agora espera a definição do seu adversário para saber quem enfrenta na semifinal, na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena do Grêmio. Postulantes à vaga, Uruguai e Peru se enfrentam neste sábado, às 16h (de Brasília), na Fonte Nova, em Salvador.
Jogo movimentado e VAR acionado
O primeiro tempo em Itaquera foi bastante movimentado. Impulsionado pela cantoria da torcida, se não maioria mais barulhenta, o time da Colômbia marcou pressão e dominou os primeiros dez minutos, sempre rondando a área adversária. A primeira chance de perigo, porém, veio na escapada dos chilenos. Rápidos, os andinos desceram pela direita e Fuenzalida cruzou para Aránguiz desviar na primeira trave, obrigando Ospina a fazer grande defesa.
Pouco depois, Vidal acionou Alexis Sánchez na esquerda, Beausejour fez a ultrapassagem, recebeu e cruzou rasteiro. Sánchez e Ospina não se entenderam, o goleiro soltou a bola e Aránguiz tocou para o gol. A bola passou da linha o bastante para a festa dos chilenos, que não durou muito. Após aviso do VAR, o árbitro Nestor Pitana marcou impedimento de Alexis no início da jogada, frustrando os atuais bicampeões.
Mesmo com o baque, o Chile continuou sendo mais perigoso que a Colômbia, sustentando seu jogo principalmente na dupla Aránguiz e Vidal. Pressionada sempre que pegava a bola, a Colômbia só conseguiu aumentar o volume da sua torcida ao pressionar a saída rival, forçando alguns chutes tortos de Medel e Arias. Chance de gol, porém, só mesmo com Vidal, chutando de esquerda após passe de Alexis rente à trave de Ospina.
Mais Chile e mais VAR
A etapa final teve um ritmo mais cadenciado a partir dos dez minutos, com os times aparentemente dosando forças para evitar que faltasse gás na parte final do jogo. Quem não entrou nesse esquema foi Cuadrado, incansável tanto na marcação quanto no ataque e responsável pela primeira chance de gol. Ao receber na direita, porém, ele chutou mal, para fora. A escapada foi um breve lampejo colombiano em meio ao domínio chileno.
Depois de mais um bom lance pela esquerda, o time de Reinaldo Rueda abriu o placar mais uma vez aos 25 minutos, quando Vidal aproveitou sobra na área e bateu cruzado. Assim como no primeiro tempo, porém, o VAR viu uma irregularidade: Maripan, que dominou a bola antes do chute, deixou a redonda bater no seu braço. O duelo seguiu 0 a 0, com os treinadores acionando o banco de reservas em busca de mudanças.
O jogo ganhou contornos mais tensos devido à falta de gols. Muito superior, o Chile tratou de não se descuidar na defesa e, mesmo com as entradas de Cardona e Zapata na Colômbia, deixou Arias com o uniforme limpo na Arena. A equipe, no entanto, só conseguiu levar perigo outra vez no que seria um golaço de Alexis Sánchez, que tentou encobrir Ospina e viu o colombiano se recuperar a tempo. A decisão, então, ficou para os pênaltis.
FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 0 (4) x (5) 0 CHILE
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 28 de junho de 2019, sexta-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan P. Belatti (ARG)
VAR: Fernando Rapallini (ARG)
Público: 41.692 pagantes
Renda: R$ 8.971.600,00
Cartões amarelos: Medina, Cuadrado, James Rodríguez (Colômbia); Aránguiz, Vidal (Chile)
Pênaltis:
COLÔMBIA: James Rodríguez, Cardona, Cuadrado, Mina,
CHILE: Vidal, Vargas, Pulgar, Aránguiz, Alexis Sánchez
COLÔMBIA: Ospina; Medina, Mina, Davinson Sánchez e Tesillo; Barrios, Uribe (Cardona) e Cuadrado; James Rodríguez, Falcao Garcia (Zapata) e Martínez (Luis Díaz)
Técnico: Carlos Queiroz
CHILE: Arias; Isla, Medel, Maripán e Beausejour; Pulgar, Aránguiz e Vidal; Fuenzalida (Pavez), Vargas e Alexis Sánchez
Técnico: Reinaldo Rueda
Veja também
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
