Peru vence Chile e chega à final da Copa América após 44 anos
Seleção peruana dominou os rivais na Arena do Grêmio e contou com ótima atuação do goleiro Gallese para vencer os chilenos por 3 a 0
O Peru será o adversário da Seleção Brasileira na final da Copa América. Com gols de Flores, Yotún e Guerrero, a equipe comandada por Ricardo Gareca venceu o Chile, por 3 a 0, nesta quarta-feira, na segunda semifinal do torneio. Surpreendendo os torcedores que encararam o frio de Porto Alegre para ir até a Arena do Grêmio, os peruanos chegam à grande decisão continental, depois de 44 anos.
A briga pelo título será no próximo domingo, no Maracanã, às 17h (de Brasília). Chile e Argentina viajam até São Paulo para a disputa do terceiro lugar, no sábado. A partida será realizada às 16h, na Arena Corinthians.
Domínio peruano
Contrariando as expectativas, o Peru começou a partida em alta intensidade, marcando a saída de bola do Chile. Logo nos primeiros minutos, Cueva desperdiçou ótima chance em jogada iniciada por Guerrero. Surpreendidos, os chilenos não conseguiam criar e sair para o jogo, com exceção de uma triangulação que resultou em chute de Aránguiz para fora. E a pressão peruana deu resultado. Aos 20, Cueva cruzou da direita, Carrillo desviou e Flores, de trivela, abriu o placar na Arena do Grêmio.
Lambança de Arias
Mesmo depois do gol, a seleção peruana manteve o controle das ações. E a boa atuação foi premiada com um "presente" do goleiro rival. Arias abandonou o gol para buscar bola lançada na lateral-esquerda, mas acabou driblado por Carillo. Yotún, ex-Vasco, recebeu o passe e encheu o pé em direção ao gol aberto para ampliar a vantagem. O Chile teve a chance de diminuir no final da primeira etapa com Fuenzaliza, que pegou de primeira a sobra de escanteio, mas Gallese faz uma grande defesa e salvou os peruanos.
Atrás do prejuízo
Na volta do intervalo, Rueda lançou o atacante Saga no lugar de Fuenzalida e o Chile mudou de postura. Mais agressivo, o Chile foi em busca do gol e chegou perto com Sánchez, que mandou uma bola na trave. Aránguiz, Sánchez e Isla pararam nas boas defesas de Gallese, que se redimiu da má atuação contra o Brasil. O Peru esperava as chances de contra-ataque, puxados por Carillo e ficou perto do terceiro duas vezes com Cueva e Yotún.
Festa peruana
A noite não era chilena. O amplo domínio da posse de bola e mais que o dobro das finalizações que os rivais não surtiram efeito e a bola insistiu em não entrar. Os peruanos souberam administrar a vantagem nos minutos finais. Para coroar a festa da animada torcida alvirrubra, com direito a gritos de Olé, Guerrero fez o terceiro e decretou a classificação para uma decisão de Copa América, depois de quatro décadas para torna-se o maior artilheiro do torneio em atividade, com 13 gols. Antes do fim, Gallese ainda defendeu pênalti cobrado por Vargas, com paradinha, para delírio da Arena.
FICHA TÉCNICA
CHILE 0 x 3 PERU
Data/Hora: 03/07/2019, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Gramado: Razoável
Público/Renda: Total: 33.058, pagantes: 29.895/ R$ 8.305.120
Árbitro: Wilmar Roldan (COL) Nota L! - 6,5: Atuação segura, sem erros.
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Andres Rojas (COL)
Assistentes de VAR: Nicolás Gallo (COL) e John León (COL)
Cartões amarelos: Pulgar, Sagal (CHI); Advíncula (PER)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Flores (20'/1ºT, 0-1), Yotún (37'/1ºT, 0-2), Guerrero (45'/2ºT, 0-3)
CHILE: Arias; Isla, Maripán (Castillo, 43'/2ºT), Medel e Beausejour; Pulgar, Vidal, Aránguiz e Fuenzalida (Saga, intervalo); Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Técnico: Reinaldo Rueda
PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia, Yotún, Carrillo (Polo, 25'/2ºT), Cueva (Ballón, 34'/2ºT) e Flores (Christofer Gonzáles, 3'/2ºT); Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
