Futebol

Integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro são presos por episódios de violência nos estádios

Operação do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar e Polícia Civil foi batizada de 'Voz da Arquibancada'

Por Terra 17/12/2019 17h05
Integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro são presos por episódios de violência nos estádios
torcida organizada do Cruzeiro teve membros presos por confusão no Mineirão - Foto: Arquivo / Terra

Seis integrantes das torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente, do Cruzeiro, foram presos na manhã desta terça-feira, 17, em operação do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar e Polícia Civil. Participantes das duas organizações, conforme o MP, são apontadas como responsáveis por episódios de violência nos estádios. A Máfia Azul, ainda conforme o Ministério Público, estaria à frente da quebradeira no Mineirão, no domingo, 8, quando o time perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras e foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Partes de assentos foram atirados no campo. Houve destruição de banheiros e bebedouros.

A operação, batizada de "Voz da Arquibancada", tem por cumprir ainda outros dez mandados de prisão. Os policiais estiveram nas sedes das duas torcidas para busca e apreensão. Cães farejadores foram usados para localização de drogas. A operação acontece na capital e em Contagem, Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Barão de Cocais e João Monlevade, todas cidades da Grande Belo Horizonte.

Segundo o MP, a atuação das torcidas tem gerado "grave perturbação à ordem pública, danos ao patrimônio público e privado e colocado em risco a integridade física de torcedores comuns e de toda a população". A promotoria disse ainda que ocorreram, sem êxito, tentativas de conciliação entre as organizadas, que não raramente se enfrentam nas ruas da cidade. Entre os crimes investigados pelo MPMG que ocasionaram a operação estão associação criminosa, tentativa de homicídio, lesão corporal, dano ao patrimônio, ameaça e tumulto. A reportagem tenta contato com representantes da Máfia Azul e da Pavilhão Independente.