Tite diz que alta concorrência na seleção impede convocação de destaques do Brasileirão
Técnico cita textualmente Marinho, do Santos, Thiago Galhardo, do Inter, e Pedro, do Flamengo, como exemplos de jogadores que estão se destacando no futebol brasileiro
A recente convocação de Tite para os próximos compromissos da seleção brasileira nas Eliminatórias contou com quatro jogadores que atuam no futebol nacional, mas sem aqueles nomes que têm sido destaque no Campeonato Brasileiro, como Marinho, do Santos, Thiago Galhardo, do Inter, e Pedro, do Flamengo. Questionado especificamente sobre a ausência do atacante santista, o treinador assegurou que vem acompanhando o torneio, mas que a forte concorrência o leva a optar, nesse momento, por outros nomes.
"Tem muita concorrência em diferentes setores da equipe. Marinho faz parte de uma série de jogadores que tem se destacado no Brasileirão, assim como Galhardo. Na concorrência, tu tens a busca por uma projeção, histórico na seleção. Ele compete com Neymar, Richarlison, Cebolinha, Vinicius Junior, Rodrygo... É uma função em que temos ótimas opções. A gente tem escolhas em função da concorrência", disse o treinador em entrevista ao SBT.
Na lista de convocados para os duelos com Bolívia e Uruguai, em novembro, foram incluídos quatro jogadores que atuam no País: os palmeirenses Gabriel Menino e Weverton e os flamenguistas Rodrigo Caio e Everton Ribeiro. Tite também admitiu ser preciso relativizar o bom desempenho de um jogador no futebol do Brasil com aqueles que se destacam em grandes ligas europeias, como a Inglesa, por considerar que o nível e a exigência fora do País são maiores. Na sua lista tem Gabriel Jesus e Roberto Firmino, ambos atuam na Inglaterra.
"O atleta que está em alto nível jogando a Premier League tem de relativizar o bom momento em relação ao que está no Brasil? Sim. É alto nível, o grau de exigência físico, técnico e mental nesses campeonatos é muito grande. Então, momentos, equipes, campeonatos são levados em consideração, sim", afirmou Tite.
O treinador da seleção também fez elogios a Pedro, lembrando que o centroavante fo Flamengo possui experiência pelas seleções de base do Brasil, destacando que o observa desde então. E exaltou suas características para assegurar que o atacante flamenguista está no seu radar também.
"Sobre o Pedro, me sinto muito à vontade para falar dele pela integração com a base e o trabalho que tem sido desenvolvido. Então se pegar desde (Rogério) Micale, (André) Jardine, (Carlos) Amadeu, todos têm esses atletas trabalhados, a gente procura a integração na convocação. Lá atrás buscávamos integração com as categorias sub-23, sub-20 para completar os treinos. Dentre eles, veio o Pedro. É um pivô de qualidade, finalização, bom cabeceio, inteligente", comentou.