Futebol

Jogadores do Valencia abandonam jogo contra o Cádiz após zagueiro relatar ofensa racista

Após pressão em cima de Diakhaby, que sofreu a injuria, jogo reiniciou

Por Yahoo Esportes 04/04/2021 18h06
Jogadores do Valencia abandonam jogo contra o Cádiz após zagueiro relatar ofensa racista
Valencia deixou o gramado após ofensas raciais a Diakhaby - Foto: AFP

Mal que infelizmente testemunhamos em todos os campos e espaços da vida cotidiana, o racismo segue fazendo vítimas também no meio esportivo. Na tarde deste domingo (4), o duelo entre Cádiz e Valencia, válido pela 29ª rodada de LaLiga, ficou paralisado por um longo período após confusão de grandes proporções entre Juan Cala (Cádiz) e Mouctar Diakhaby (Valencia). O desentendimento, no entanto, parece ter ultrapassado todos os limites aceitáveis.

De acordo com relatos do zagueiro valencianista, Juan Cala usou expressões e xingamentos de cunho racista, o que lhe gerou imediata revolta. Diakhaby, então, se dirigiu ao árbitro do jogo reivindicando alguma atitude disciplinar, o que não aconteceu. Foi então que, em solidariedade ao companheiro de equipe, todos os jogadores do Valencia se recusaram a seguir a partida e deixaram o gramado por longos minutos.

Nos vestiários, os jogadores valencianos deliberaram sobre qual atitude tomar e resolveram, em conjunto, retornar ao gramado para seguir o jogo: "A equipe se reuniu no vestiário e decidiu voltar a campo e lutar pelo escudo, mas firma na condenação ao racismo em todas as suas formas. Não ao racismo! Nosso total apoio a Diakhaby. O jogador, que recebeu um insulto racista, pediu aos seus companheiros que voltem ao campo para lutar. Todos estão contigo, Mouctar", publicou.

Diakhaby acabou sendo substituído ainda no intervalo pelo técnico Javi Gracia, movimento pensado pela comissão técnica no intuito de preservar o defensor. A partida terminou com vitória do Cádiz por 2 a 1.