No Flamengo, Rodrigo Caio se prepara para estrear na Libertadores
Mengão deve ter dupla de zaga inédita na temporada
Após uma sequência de lesões, Rodrigo Caio enfim vai estrear na Libertadores 2021. Desfalque nas cinco primeiras rodadas, o zagueiro está à disposição e será titular pelo Flamengo contra o Vélez, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã. Com Arão suspenso, três jogadores brigam pela outra vaga na defesa, e Rogério Ceni pode escalar uma dupla inédita na temporada.
O Flamengo disputou 21 partidas desde o início da temporada e usou oito duplas de zaga diferentes na formação inicial. As duplas mais utilizadas foram Arão/Bruno Viana e Arão/Rodrigo Caio (confira a lista completa abaixo). O camisa 5, no entanto, foi expulso no empate com a LDU, na última rodada, e terá que cumprir suspensão automática.
Contestados por parte da torcida, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Léo Pereira disputam a vaga ao lado de Rodrigo Caio, que disputará apenas sua sexta partida na temporada como titular. Das cinco anteriores, ele iniciou quatro ao lado de Willian Arão e uma ao lado de Gustavo Henrique (2 a 2 contra a Portuguesa, pela Taça Guanabara).
Dessa forma, se Rogério Ceni optar por Bruno Viana ou Léo Pereira, o Flamengo terá a sua nona dupla de zaga diferente na temporada 2021.
Duplas de zaga titulares do Flamengo na temporada:
- Willian Arão e Bruno Viana: 4 jogos
- Willian Arão e Rodrigo Caio: 4 jogos
- Willian Arão e Gustavo Henrique: 3 jogos
- Bruno Viana e Léo Pereira: 3 jogos
- Gabriel Noga e Natan: 3 jogos
- Bruno Viana e Gustavo Henrique: 2 jogos
- Gustavo Henrique e Léo Pereira: 1 jogo
- Rodrigo Caio e Gustavo Henrique: 1 jogo
DOR DE CABEÇA PARA ROGÉRIO CENI
Não importa qual seja a dupla utilizada, a defesa vem sendo o 'calcanhar de Aquiles' do Flamengo na temporada. Nos 15 jogos disputados pela equipe principal, foram 21 gols sofridos (média de 1,4 gol/jogo) e apenas duas partidas sem ser vazado: contra Bangu e Volta Redonda, ambas pelo Carioca.
Na Libertadores, os números defensivos são ainda mais preocupantes. O Flamengo sofreu nove gols em cinco partidas (1,5 gol/jogo) e foi vazado em todas as rodadas. A classificação só não foi ameaçada porque o ataque é um dos melhores da competição (14) e marcou pelo menos dois gols em cada partida da fase de grupos.
Líder do Grupo G e já classificado às oitavas de final da Libertadores, o Flamengo joga por um empate para garantir o primeiro lugar da chave. O confronto contra o Vélez será às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Maracanã, e terá transmissão em Tempo Real do LANCE!.