Futebol

TRI DA AMÉRICA! Palmeiras bate o Flamengo conquista a Copa Libertadores

PVerdão superou o Mengão por 2 a 1 na prorrogação

Por Yahoo Esportes 27/11/2021 19h07
TRI DA AMÉRICA! Palmeiras bate o Flamengo conquista a Copa Libertadores
Deyverson marcou o gol da vitória do Palmeiras - Foto: JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images

Em um jogo definido na prorrogação, o Palmeiras superou o Flamengo por 2 a 1 e conquistou a taça da Copa Libertadores.

O Verdão abriu o placar logo no início do primeiro tempo, com Raphael Veiga, e viu o Flamengo empatar na metade do segundo tempo, com Gabigol. Na prorrogação, Deyverson aproveitou uma falha em um recuo de Andres Pereira para fazer o gol do título.

COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O embate tático entre Abel Ferreira e Renato "Gaúcho" Portaluppi começou já na escalação. Enquanto o Rubro-Negro entrou com o que tinha de melhor à disposição, colocando De Arrascaeta desde o início, o comandante do Palmeiras escolheu Danilo para o lugar do volante Felipe Melo.

Logo aos 6min, o meia Raphael Veiga abriu o placar para o Verdão em uma jogada que nasceu no lançamento de Gustavo Gómez. A bola do zagueiro paraguaio encontrou Mayke livre em cima da defesa embaralhada do Flamengo, o lateral cruzou rasteiro para o chute certeiro de Veiga e a bola passou embaixo do goleiro Diego Alves.

Com gol na final, Veiga atingiu temporada mais artilheira da carreira. Meia chegou a 18 gols na temporada, mesmo número da temporada de 2020, quando o alviverde foi campeão do torneio continental. Antes, a temporada mais artilheira de Veiga tinha sido em 2018, quando marcou nove gols com o Athletico.

O gol no início era tudo o que o time de Abel Ferreira queria: reação e contra-ataque. O Palmeiras deixava a bola nos pés do Flamengo à espera de um contra-ataque puxado pelos velozes Rony e Dudu nos espaços deixados pelos laterais.

O Rubro-Negro demorou a se encontrar no jogo para trocar passes e furar a marcação baixa do time palmeirense. A primeira finalização certa do Flamengo saiu em uma das clássicas jogadas do time: cruzamento de Gabigol para Bruno Henrique no segundo pau, exigindo uma boa defesa de Weverton, que foi pouco acionado.

Antes do fim, o Flamengo perdeu o lateral Filipe Luís por lesão. O lateral saiu com dores na panturrilha esquerda. O problema é reincidente. No começo de setembro, o veterano teve que deixar a equipe por alguns jogos. Ele retornou, mas voltou a sentir, desta vez uma contusão na coxa direita.

COMO FOI O SEGUNDO TEMPO?
Já no segundo tempo, o time de Renato Gaúcho voltou mais "acordado" e disposto a mostrar o futebol envolvente que o classificou à decisão. Logo de início, duas chances promissoras com Gabigol e que mostravam o novo fôlego do time.

O Palmeiras se manteve fiel ao seu jogo de fechar-se atrás e deixar a bola com o Flamengo na intermediária. Apesar de algumas boas chances do time de Abel — Rony encaixou um chute de fora da área que exigiu grande defesa de Diego Alves — o Rubro-Negro cresceu e passou a levar mais perigo.

Mas foi Weverton quem trabalhou mais com defesas em chutes como o David Luiz. A entrada de Michael na vaga de Éverton Ribeiro fez o jogo ficar às voltas da área palmeirense. Aos 26min, o Flamengo conseguiu o empate com Gabigol em um chute cruzado no pé da trave.

O atacante recebeu, se livrou de Mayke na velocidade e chutou no canto de Weverton para marcar. Do gol até o apito, foram poucas emoções dos dois lados, exceto por uma ótima chance perdida por Michael, que chutou para fora aos 40min.

COMO FOI A PRORROGAÇÃO?
Assim como no início do jogo, o Palmeiras renovou o fôlego e abriu o placar com Deyverson logo aos 4min. O atacante, que entrou na prorrogação no lugar do ídolo Dudu, aproveitou uma falha de Andres Pereira e colocou o Palmeiras na frente.

O volante recebeu a bola de costas para Deyverson e ficou na dúvida se recuava a bola para Diego Alves. O atacante apertou, roubou a bola e chutou na saída do goleiro para dar o gol do título ao Palmeiras. O Flamengo até tentou ser mais ofensivo com Kennedy, Vitinho e Pedro, mas não conseguiu furar a defesa bem postada do time de Abel.