Gramados da Copa no Catar exigem estádios refrigerados e água dessalinizada
Mundial do fim do ano será disputado no inverno catari
O inverno chegará mais cedo aos estádios de futebol no quente Catar quando os responsáveis pelos campos soprarem ar gelado a partir de setembro para garantir que o gramado esteja nas melhores condições para a Copa do Mundo.
Imitar o inverno no Estado do Golfo, onde as temperaturas podem chegar a 40 graus Celsius no outono, é um truque que os especialistas introduziram nos últimos 14 anos para melhorar a qualidade do gramado e aumentar o número de campos de futebol.
Uma equipe de elite agora mantém 144 campos verdes e exuberantes --oito campos de estádio e 136 campos de treinamento. Eles sopram ar gelado através de bicos diretamente no gramado, garantindo manchas verdes exuberantes em meio ao pardo ou cinza do deserto e do concreto do Catar.
"As condições do tempo e o clima, juntamente com o nível de critérios de desempenho que estabelecemos para nós mesmos, tornam extremamente desafiador desenvolver o produto de que precisamos. Mas conseguimos", disse Haitham Al Shareef, engenheiro civil sudanês que trabalha nos campos do Catar desde 2007.
Preparar o gramado para a Copa do Mundo, que acontece pela primeira vez no Oriente Médio, tem um custo ambiental.
O Catar transporta anualmente 140 toneladas de sementes de grama dos Estados Unidos em aeronaves climatizadas, disse Al Shareef, e os campos são regados com água do mar dessalinizada, em um processo de uso intensivo de energia.
Cada campo requer 10.000 litros de água dessalinizada diariamente no inverno e 50.000 litros no verão, acrescentou.
O evento de 28 dias começa em novembro, talvez a época mais desafiadora do ano para gramados, já que o clima do Catar passa do verão escaldante para o inverno ameno.
O Catar diz que está preparado para qualquer emergência. Uma reserva de grama de 425.000 metros quadrados --cerca de 40 campos de futebol-- está crescendo em uma fazenda ao norte de Doha.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
