Gramados da Copa no Catar exigem estádios refrigerados e água dessalinizada
Mundial do fim do ano será disputado no inverno catari

O inverno chegará mais cedo aos estádios de futebol no quente Catar quando os responsáveis pelos campos soprarem ar gelado a partir de setembro para garantir que o gramado esteja nas melhores condições para a Copa do Mundo.
Imitar o inverno no Estado do Golfo, onde as temperaturas podem chegar a 40 graus Celsius no outono, é um truque que os especialistas introduziram nos últimos 14 anos para melhorar a qualidade do gramado e aumentar o número de campos de futebol.
Uma equipe de elite agora mantém 144 campos verdes e exuberantes --oito campos de estádio e 136 campos de treinamento. Eles sopram ar gelado através de bicos diretamente no gramado, garantindo manchas verdes exuberantes em meio ao pardo ou cinza do deserto e do concreto do Catar.
"As condições do tempo e o clima, juntamente com o nível de critérios de desempenho que estabelecemos para nós mesmos, tornam extremamente desafiador desenvolver o produto de que precisamos. Mas conseguimos", disse Haitham Al Shareef, engenheiro civil sudanês que trabalha nos campos do Catar desde 2007.
Preparar o gramado para a Copa do Mundo, que acontece pela primeira vez no Oriente Médio, tem um custo ambiental.
O Catar transporta anualmente 140 toneladas de sementes de grama dos Estados Unidos em aeronaves climatizadas, disse Al Shareef, e os campos são regados com água do mar dessalinizada, em um processo de uso intensivo de energia.
Cada campo requer 10.000 litros de água dessalinizada diariamente no inverno e 50.000 litros no verão, acrescentou.
O evento de 28 dias começa em novembro, talvez a época mais desafiadora do ano para gramados, já que o clima do Catar passa do verão escaldante para o inverno ameno.
O Catar diz que está preparado para qualquer emergência. Uma reserva de grama de 425.000 metros quadrados --cerca de 40 campos de futebol-- está crescendo em uma fazenda ao norte de Doha.
Veja também
Últimas notícias

STF autoriza Globo a encerrar afiliação com TV Gazeta de Alagoas

Vacinação antirrábica acontece neste sábado (27) em Girau do Ponciano

Renan Filho anuncia R$ 41 milhões para a nova BR-349 em Alagoas e vistoria obras da ponte Penedo

Suspeito de envolvimento em ataque a escola no Ceará é preso

Incêndio destrói cômodo de residência no Trapiche da Barra, em Maceió

JHC participa de encerramento do 2º Fest Sport e ressalta crescimento da educação em tempo integral
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
