Futebol

Sorteio da Copa do Mundo: como é e quando será?

Na sexta-feira (1), conheceremos os grupos do mundial

Por Yahoo Esportes 30/03/2022 10h10
Sorteio da Copa do Mundo: como é e quando será?
Qatar inaugurou relógio de contagem regressiva para a Copa do Mundo - Foto: Reprodução

A Copa do Mundo de 2022 está próxima e um dos sinais é de que o sorteio dos grupos da primeira fase está próximo. Confira quando o sorteio acontecerá e como funciona o procedimento.

Quando será o sorteio da Copa do Mundo?
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece no dia 1º de abril, às 13h (horário de Brasília). O evento será realizado no Centro de Exposições e Convenções de Doha.

Como são organizados os potes?
A alocação das seleções nos potes é feita de acordo com o ranking da Fifa que será divulgado em 31 de março, um dia antes do sorteio. As sete principais e o Catar, dono da casa, ficam no pote 1. A medida também vale para os potes 2 e 3.

Três seleções não serão conhecidas no momento do sorteio - duas da repescagem mundial e uma da repescagem europeia, que serão disputadas em junho. Elas serão colocadas no pote 4 automaticamente

Quem são os cabeças-de-chave?
O critério para a seleção dos cabeças-de-chave é simples: a seleção dona da casa e as sete melhores colocadas do ranking da Fifa que será divulgado em 31 de março, um dia antes do sorteio.

No momento, as seleções garantidas como cabeças-de-chave são: Catar (mandante), Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha e Paraguai.

Quais seleções estão classificadas para a Copa do Mundo?
África
Gana

Senegal

Marrocos

Tunísia

Camarões

América do Sul
Brasil

Argentina

Uruguai

Equador

Américas do Norte, Central e Caribe
Canadá

Ásia
Catar

Irã

Japão

Coreia do Sul

Arábia Saudita

Europa
Bélgica

França

Inglaterra

Espanha

Dinamarca

Holanda

Alemanha

Suíça

Croácia

Sérvia

Portugal

Polônia

Quem ainda pode se classificar para a Copa do Mundo em março?
Américas do Norte, Central e Caribe: Dois países entre Estados Unidos, México e Costa Rica

Quais vagas serão decididas apenas em junho?
Por causa da pandemia de Covid-19, a Fifa precisou atrasar a repescagem mundial para o mês de junho, com partidas realizadas em jogo único para decidir duas vagas:

O quinto melhor time da Ásia (Emirados Árabes Unidos ou Austrália) enfrenta o quinto melhor da América do Sul (Peru)

O quarto melhor time da Américas do Norte, Central e Caribe (Estados Unidos, México ou Costa Rica) enfrenta o vencedor do torneio da Oceania (Nova Zelândia ou Ilhas Salomão)

Por causa da invasão russa à Ucrânia, a Uefa acabou excluindo a Rússia das eliminatórias e precisou adiar os confrontos por uma das vagas na repescagem, já que envolviam o país europeu. Escócia e Ucrânia se enfrentam para saber quem encara o País de Gales na disputa por vaga.

Quando acontecerá a Copa do Mundo?
Fase de grupos: 21/11-02/12

Oitavas de final: 03/12-06/12

Quartas de final: 08/12-10/12

Semifinal: 13/12 e 14/12

Final: 18/12

Como são definidos a data e horário de cada jogo da Copa do Mundo?
Diferentemente das últimas edições, a Fifa ainda não acertou os horários para cada confronto. Até o Mundial da Rússia, uma tabela era montada antes do sorteio já com os direcionamentos de onde cada alocação de equipe (A1, A2, A3 e A4, por exemplo) atuaria.

Para a Copa do Catar, a Fifa vai deixar para decidir após o sorteio, levando em consideração deslocamento das equipes e dos fãs no Catar, assim como a possibilidade de horários mais favoráveis aos torcedores que assistirão aos jogos de casa.

A única partida que já tem sua data e horário marcados antes mesmo do sorteio é a abertura, que acontecerá no dia 21 de novembro, às 13h (horário local), no Al Bayt Stadium, envolvendo o dono da casa Catar e a equipe do pote 2 que for sorteada no Grupo A.