Palmeiras garante 'título' do primeiro turno do Brasileirão e pode repetir feito de 2016
Competição é a única que Abel Ferreira ainda não conquistou pelo clube
Com a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, o Palmeiras garantiu a liderança do Brasileirão e o ‘título’ do primeiro turno da competição. Agora, a equipe comandada por Abel Ferreira pode igualar – ainda mais – um feito de 2016.
Na era dos pontos corridos, implementados em 2003, o Verdão terminou na primeira colocação do turno inicial em somente essas duas oportunidades, sendo que em uma, inclusive, o título acabou para os lados da Barra Funda. Há sete anos, sob o comando de Cuca, o time fechou a 19ª rodada com 36 pontos, um a mais que o Atlético-MG, e dois à frente do Corinthians, justamente seus concorrentes na atual temporada.
Em caso de vitória sobre o Internacional, último desafio do Palmeiras para o encerramento do turno, o clube pode fechar com 39 pontos e superar a equipe de 2016, além de buscar o título para manter uma escrita no torneio.
Das 19 edições, entre 2003 e 2021, 14 vencedores do primeiro turno levaram a taça no final. Isso só não aconteceu em cinco edições.
O ano era 2008. O Grêmio liderava, mas perdeu o título para o São Paulo. Já no ano seguinte, o Internacional poderia ter sido o grande campeão se o Fluminense não tivesse acabado com a festa.
Em 2012, novamente o time carioca roubou a taça de outro adversário: o Atlético-MG, que chegou a abrir boa vantagem na liderança. O ano de 2018 poderia ter sido finalizado com louvor pelo São Paulo, mas os comandados de Diego Aguirre viram o próprio Palmeiras ser campeão naquele período.
Praticamente o mesmo aconteceu em 2020, quando dessa vez os discípulos de Fernando Diniz assistiram o Flamengo levantar a taça dentro do Morumbi.
Apesar de vencerem o primeiro turno, o meia Gustavo Scarpa afirmou que os palmeirenses ainda possuem objetivos maiores na temporada e que isso ‘não significa nada’.
- Nada, pior que nada mesmo. Simbolismo puro, que para a gente acaba sendo irrelevante. Temos de melhorar ainda, perdemos alguns pontos bobos. Vamos em busca de mais vitórias - disse o camisa 14.
Contudo, com base nos números e estatísticas citadas, o feito pode se tratar de algo muito maior. Com uma equipe competitiva e histórica, o Palmeiras pode escrever ainda mais capítulos vitoriosos sob o comando de Abel Ferreira, um professor que pretende dar aula em mais um campeonato.
Veja também
Últimas notícias
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Morre Paulo Antônio Ribeiro Fan, pai da apresentadora Renata Fan
Tartaruga marinha desova na Praia da Avenida, em Maceió
Mulher cai em barranco na Santa Amélia e é resgatada por bombeiros
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
