Fifa anuncia novo Mundial de Clubes a partir de 2025 com 32 times
Torneio deverá acontecer nas mesmas sedes da Copa de 2026
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (14) o novo formato do Mundial de clubes a partir de 2025 com 32 times. A tendência é que ocorra na América do Norte como evento “teste” para Copa do Mundo de 2026.
"Como vocês sempre lembram, haverá uma Copa do Mundo de clubes. Será em 2025 - e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo", declarou Infantino em entrevista coletiva nesta sexta a dois dias da final da Copa do Mundo do Catar.
Também houve a promessa do mandatário da Fifa da organização do Mundial de clubes feminino com local e datas ainda a serem confirmadas. Outro anúncio na sequência foi de equiparar o número de seleções femininas participantes das Olimpíadas para 16, como acontece no futebol masculino.
De acordo com a apuração do Globoesporte.com, a Uefa e a Eca (Associação de Clubes Europeus) querem que a Europa seja representada por 12 times. É o tipo de condição imposta para apoiar este torneio.
Há de se lembrar que esse formato do Mundial de Clubes foi anunciado pela FIFA no ano 2019. O novo modelo de disputa seria implantado em 2021 com 24 clubes. Porém, a pandemia da Covid-19 postergou essa estreia e a entidade que não alterou o formato com os respectivos campeões continentais dos anos seguintes.
A ideia era que na proposta inicial o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.
À época, as agremiações europeias e a UEFA não aderiram a esse novo torneio com a alegação de que ocuparia enorme no calendário. Essa ampliação de 24 para 32 clubes pode acarretar em nova resistência dos europeus para o Mundial.
Últimas notícias
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Marcos Pitombo revela que também sofre com perseguição após caso de Isis Valverde
MP recomenda ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Arapiraca
Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria
Após renúncia, Zambelli terá pedido de extradição julgado na Itália
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
