Fifa anuncia novo Mundial de Clubes a partir de 2025 com 32 times
Torneio deverá acontecer nas mesmas sedes da Copa de 2026
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (14) o novo formato do Mundial de clubes a partir de 2025 com 32 times. A tendência é que ocorra na América do Norte como evento “teste” para Copa do Mundo de 2026.
"Como vocês sempre lembram, haverá uma Copa do Mundo de clubes. Será em 2025 - e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo", declarou Infantino em entrevista coletiva nesta sexta a dois dias da final da Copa do Mundo do Catar.
Também houve a promessa do mandatário da Fifa da organização do Mundial de clubes feminino com local e datas ainda a serem confirmadas. Outro anúncio na sequência foi de equiparar o número de seleções femininas participantes das Olimpíadas para 16, como acontece no futebol masculino.
De acordo com a apuração do Globoesporte.com, a Uefa e a Eca (Associação de Clubes Europeus) querem que a Europa seja representada por 12 times. É o tipo de condição imposta para apoiar este torneio.
Há de se lembrar que esse formato do Mundial de Clubes foi anunciado pela FIFA no ano 2019. O novo modelo de disputa seria implantado em 2021 com 24 clubes. Porém, a pandemia da Covid-19 postergou essa estreia e a entidade que não alterou o formato com os respectivos campeões continentais dos anos seguintes.
A ideia era que na proposta inicial o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes.
À época, as agremiações europeias e a UEFA não aderiram a esse novo torneio com a alegação de que ocuparia enorme no calendário. Essa ampliação de 24 para 32 clubes pode acarretar em nova resistência dos europeus para o Mundial.
Últimas notícias
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Filha de Gugu vende brigadeiros nos Estados Unidos e explica decisão
Luísa Sonza se estressa após críticas e desabafa: 'Não cheguei aqui ontem'
Ex-Tiazinha, Suzana Alves aproveita dias de lazer e aventura
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
