Futebol

Abel Ferreira tem na Supercopa mais um motivo para fazer história no Palmeiras

Técnico do Verdão busca começar temporada com mais um título

Por Yahoo Esportes 27/01/2023 10h10
Abel Ferreira tem na Supercopa mais um motivo para fazer história no Palmeiras
Abel Ferreira lamenta chances perdidas e diz que Palmeiras precisa aproveitar chances - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras pode não ter começado a temporada da maneira que os torcedores esperavam, mas o time ainda assim tem chance de fazer história na decisão da Supercopa do Brasil, diante do Flamengo, neste sábado, em Brasília. E isso vale não apenas para o clube, mas também para o técnico Abel Ferreira, que não se cansa de escrever seu nome nos livros dourados do Verdão. É a chance de conquistar um título inédito, que poderá fechar um ciclo de troféus impressionante.

Desde que chegou ao clube, em novembro de 2020, Abel levantou seis taças pelo Alviverde: duas Libertadores (2020 e 2021), um Brasileirão (2022), uma Copa do Brasil (2020), um Paulistão (2022) e uma Recopa Sul-Americana (2022). Ou seja, praticamente tudo o que poderia conquistar. Mas veja bem, praticamente, porque é possível notar que nem todos os títulos possíveis foram vencidos.

O principal deles talvez seja o Mundial, que o Palmeiras disputou duas vezes com Abel Ferreira e conseguiu um vice-campeonato com o Chelsea. Nesse atual formato, seria uma conquista inédita para ambos, mas aqui vamos nos ater ao âmbito nacional e continental, de alcance mais próximo.

No que diz respeito aos torneios mais factíveis, o Verdão conquistou todos os que disputou desde que Abel chegou, com exceção de um deles: justamente a Supercopa do Brasil. O Alviverde teve a chance de vencê-la em 2021, quando era o então campeão da Copa do Brasil e enfrentou o Flamengo, que era o então campeão brasileiro. Foi por pouco, mas os cariocas saíram vencedores nos pênaltis, deixando os palestrinos com o vice de uma competição que seria inédita para o clube.

Depois de conquistar o Brasileirão-2022, Abel Ferreira levou mais um título que ele ainda não havia conquistado, deixando a Supercopa como objetivo, uma vez que a classificação foi automática para enfrentar, de novo, o Flamengo, que por sua vez é o campeão da Copa do Brasil. Mais uma chance para Palmeiras fazer história conquistando um título que não tem e para o português se tornar ainda maior conquistando tudo o que foi possível no âmbito nacional e continental pelo Verdão.

Antes de viajar para Brasília, na tarde desta sexta-feira, o Palmeiras ainda treina na Academia de Futebol para finalizar a preparação para a Supercopa do Brasil. Depois de poupar os titulares na última quarta, pelo Paulistão, o técnico vai com força total para duelar novamente com o Flamengo.