Gerson busca repetir desempenho de 2020 para levar Flamengo ao título da Recopa
O Coringa foi fundamental na conquista diante do mesmo adversário
Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Quito, o Flamengo vai tentar a virada na Recopa Sul-Americana diante de sua torcida, no Maracanã. E Vítor Pereira terá um reforço importante para buscar o resultado: o volante Gerson, que ficou de fora do primeiro duelo por conta de um desconforto muscular. Curiosamente, o camisa 8 já decidiu outra final do mesmo torneio.
Foi em 2020, quando o Flamengo enfrentou justamente o Independiente Del Valle. Na ocasião, Gerson marcou duas vezes no Maracanã para dar o título ao Rubro-Negro. Apesar da boa memória, o volante vive um momento distinto três anos depois e precisará se inspirar na fase que vivia na época para voltar a decidir.
A CONSAGRAÇÃO NA PRIMEIRA RECOPA
Assim como nesta temporada, o Flamengo disputou o primeiro jogo da Recopa Sul-Americana em Quito e decidiu no Maracanã. No entanto, ao contrário de 2023, o Rubro-Negro saiu da capital equatoriana com um empate em 2 a 2, gols de Pedro e Bruno Henrique. O camisa 27 deixaria o campo lesionado e não participaria da decisão no Rio de Janeiro.
Em terras cariocas, o Flamengo de Jorge Jesus começou avassalador e abriu o placar logo aos 10 minutos, com Gabigol, após falha de zaga. Mas para quem esperava um jogo fácil, se enganou: Willian Arão foi expulso logo depois, e o Clube da Gávea jogou com um a menos por boa parte do confronto.
Ainda assim, o Rubro-Negro manteve postura e posicionamento e, mesmo desfalcado, ampliou o placar com a estrela de Gerson. O volante, que vinha de temporada espetacular em 2020, colocou o jogo no bolso com dois gols. O primeiro veio no início do segundo tempo, após jogada de Gabigol, e o segundo fechou a conta, com passe de Vitinho.
Apesar da boa lembrança, o momento de Gerson no Flamengo é bastante distinto. O volante foi repatriado junto ao Olympique de Marselha por 15 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões) e chegou com altas expectativas, que ainda não foram atendidas. O encaixe na equipe de Vítor Pereira não funcionou e ele foi criticado pela performance em jogos importantes, como contra Palmeiras e Al Hilal.
Ao todo, o camisa 8 disputou sete jogos neste retorno e não participou de nenhum gol. Com o retorno esperado após desconforto, é possível que ele já integre o time titular, embora a função ainda não esteja 100% acertada. Vítor Pereira não encontrou um esquema que favoreça as características de Gerson.
VEJA NÚMEROS DE GERSON EM 2023
7 jogos (todos como titular)
452 minutos
0 participações em gol
2 cartões (1 amarelo e 1 vermelho)
Flamengo e Independiente Del Valle estarão em campo a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Mais de 56 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada para a partida, e a torcida rubro-negra promete uma linda festa para apoiar a equipe.