Futebol

Em jejum menor que o do Corinthians, Luxa ganhou último título em Derby

O técnico Vanderlei Luxemburgo, anunciado pelo Corinthians na última segunda-feira, possui jejum de título menor que o do Timão

Por Terra Esportes 02/05/2023 11h11
Em jejum menor que o do Corinthians, Luxa ganhou último título em Derby
Treinador Vanderlei Luxemburgo - Foto: Reprodução

O técnico Vanderlei Luxemburgo, anunciado pelo Corinthians na última segunda-feira, possui jejum de título menor que o do Timão. Curiosamente, a última conquista do treinador foi em cima da equipe alvinegra, quando dirigia o rival Palmeiras, na decisão do Campeonato Paulista de 2020.

Luxa assumiu o Palmeiras no início de 2020 e levou a equipe à decisão do Estadual contra o Corinthians, na época comandado pelo Tiago Nunes. No primeiro jogo da final, os times empataram em 0 a 0 na Neo Química Arena, em confronto burocrático e de poucas chances de gol.

A volta no Allianz Parque, por outro lado, foi bem movimentada. O Palmeiras abriu o placar com Luiz Adriano, no início da segunda etapa, e parecia encaminhar o título no tempo normal. No entanto, nos acréscimos da partida, Jô foi derrubado na área e a penalidade foi assinalada. O próprio atacante converteu a cobrança e o Derby foi levado para os pênaltis.

Nas penalidades máximas, o Verdão venceu por 4 a 3 e sagrou-se campeão paulista pela 23ª vez em sua história. Apesar da conquista simbólica, Luxemburgo foi mandando embora em outubro daquele ano após campanha oscilante no Campeonato Brasileiro. Luxa foi o último técnico do Alviverde antes da chegada de Abel Ferreira.

Depois de sua passagem pelo Palmeiras, Luxemburgo ainda assumiu o Vasco no início de 2021 e também comandou o Cruzeiro no mesmo ano. O treinador não trabalhou à beira do campo em 2022.

Se o último título do Luxa foi em 2020, o Corinthians se sagrou campeão pela última vez em 2019, também no Campeonato Paulista. Na ocasião, o Timão bateu o rival São Paulo após empatar em 0 a 0 no Morumbi e triunfar por 2 a 1 na Neo Química Arena.

Em sua terceira passagem pelo Corinthians, Luxa fará sua reestreia nesta terça-feira, contra o Independiente del Valle. A bola rola na Neo Química Arena ás 21 horas (de Brasília) e é válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.