CBF envia protesto e cobra providências da Fifa em caso de racismo sofrido por zagueiro da Seleção Sub-20
Robert Renan é alvo de insultos racistas após vitória do Brasil sobre a Tunísia
A CBF enviou uma representação à Fifa em protesto aos atos racistas direcionados ao zagueiro Robert Renan, da Seleção Sub-20.
Destaques:
- Os atos racistas ocorreram após a vitória por 4 a 1 do Brasil sobre a Tunísia, no Mundial Sub-20, e nas redes sociais
- A CBF enviou um protesto e cobrou providências da Fifa sobre o caso e disse que está com os perfis que atacaram Robert Renan
O contexto:
A CBF enviou uma representação à Fifa protestando contra atos racistas ocorridos direcionados ao zagueiro Robert Renan, que está com a Seleção Brasileira Sub-20. Em nota divulgada na noite desta quarta-feira (31), a entidade cobrou providências com relação ao episódio de injúria racial sofrido pelo defensor.
O crime aconteceu na vitória por 4 a 1 do Brasil sobre a Tunísia, durante a disputa da Copa do Mundo Sub-20. Ao deixar o gramado do Estádio Ciudad de La Plata, Robert Renan foi alvo de ofensas da torcida local e respondeu esportivamente. Porém, o zagueiro que defende o Zenit foi vítima de ofensas racistas em suas redes sociais.
De acordo com a entidade máxima do futebol nacional, "os perfis já estão protocolados pela CBF e serão enviados à justiça local e Fifa com o pedido de punição".
No fim de semana passada, a CBF lançou uma campanha de combate ao racismo, com a frase “com racismo não tem jogo”. O movimento teve adesão de todos os atletas e também da arbitragem.
A CBF é a primeira entidade esportiva do futebol a adotar o Regulamento Geral de Competições (RGC), que possibilita punir esportivamente um clube em caso de atos racistas.
A novidade foi incluída no RGC de 2023, em fevereiro. A CBF também vem fazendo uma série de campanhas de combate ao racismo no futebol. Em março, Ednaldo Rodrigues foi nomeado para o Conselho da Fifa, que é formado por 37 integrantes e é o responsável pelas decisões estratégicas da entidade para o futebol mundial.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios realiza Show de Prêmios das Mães neste domingo (10)
Comitê finaliza vistorias em áreas próximas aos bairros afetados pelo afundamento do solo
Azul deve indenizar cliente por voo cancelado e reacomodação em transporte terrestre
Polícia Militar registra queda nos índices de violência na Região Metropolitana de Maceió
Jovem fica ferida ao sofrer acidente de trânsito em Maragogi
Projeto liderado por Gabi Gonçalves impulsiona mulheres empreendedoras
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
