Futebol

Fluminense luta contra retrospecto ao decidir mata-mata de Libertadores fora de casa

Tricolor já passou pelo Olimpia decidindo em Assunção

Por Lance! 03/10/2023 09h09
Fluminense luta contra retrospecto ao decidir mata-mata de Libertadores fora de casa
Germán Cano marcou duas vezes e soma 11 gols em 10 jogos na atual edição de Libertadores - Foto: Mailson Santana/Fluminense

O Fluminense chegou a Porto Alegre para encarar o Internacional pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. Após o empate por 2 a 2 no jogo de ida, o Tricolor irá buscar uma classificação à final atuando em um Beira-Rio com quase 50 mil colorados.

O Tricolor não possui um bom histórico decidindo as partidas de mata-mata da competição longe de seus domínios, mas a equipe de Fernando Diniz vem quebrando tabus e lutando contra as estatísticas. O exemplo disso foi a classificação diante do Olimpia nas quartas de final tendo que fazer o segundo confronto em Assunção, no Paraguai.

RELEMBRE OS HISTÓRICOS DO FLUMINENSE DECIDINDO FORA DE CASA NA LIBERTADORES

- Em 2011, o Fluminense encarou o Libertad nas oitavas de final e conquistou uma grande vitória por 3 a 1 atuando em casa, no jogo de ida. Mas, na volta, os cariocas sofreram uma derrota por 3 a 0 no Paraguai e foram eliminados da competição.

- Em 2013, o Time de Guerreiros derrotou o Emelec nas oitavas de final fazendo o segundo jogo em São Januário, mas caiu para o Olimpia na fase seguinte após abrir o duelo com um empate no Rio de Janeiro, mas sofrer uma virada por 2 a 1 no Defensores del Chaco.

- Em 2021, o Fluminense eliminou o Cerro Porteño nas oitavas de final disputando o segundo jogo no Maracanã, mas caiu nas quartas de final para o Barcelona de Guayaquil, no Equador, após dois empates. O adversário avançou pelo critério do gol fora de casa.

- Em 2022, o Tricolor avançou da 2ª fase da Libertadores contra o Millonarios vencendo primeiro em Bogotá e depois no Rio de Janeiro. Mas na 3ª fase do torneio, a equipe das Laranjeiras encontrou o Olimpia mais uma vez, decidiu o jogo em Assunção e caiu antes da fase de grupos.

NOVO DESAFIO

Após superar um adversário fora de casa em mata-mata de Libertadores pela primeira vez em sua história, como foi o caso da classificação sobre o Olimpia, o Fluminense busca seguir escrevendo seu roteiro em busca do inédito título da competição. O desafio da vez é o Internacional, no Beira-Rio.

As equipes chegaram a se enfrentar nas oitavas de final da Libertadores 2012, em que o Tricolor conseguiu segurar o empate no Rio Grande do Sul no jogo de ida e conquistou a classificação decidindo no Rio de Janeiro. Dessa vez, os papéis estão investidos. O Maracanã recebeu o empate entre o Time de Guerreiros e o Colorado, que busca a vaga em casa. Mas Fernando Diniz e seus comandados lutam contra as estatísticas negativas e se agarram nos grandes números da atual temporada.