Futebol

CBF estica calendário do Campeonato Brasileiro até 6 de dezembro por conta de adiamentos

Decisão foi tomada após necessidade de remarcações de jogos de trio carioca

Por Lance! 27/10/2023 14h02
CBF estica calendário do Campeonato Brasileiro até 6 de dezembro por conta de adiamentos
Brasileirão está em sua 21ª edição no sistema de pontos corridos - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A CBF anunciou, na tarde desta sexta-feira, o prolongamento dos jogos do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, o calendário previa que a última rodada aconteceria no dia 3 de dezembro (domingo), mas a mudança esticou a competição por mais três dias, tendo a dezena final de jogos no dia 6 (quarta-feira).

A decisão da entidade foi motivada pelos seguidos adiamentos de jogos da competição, por questões relacionadas aos estádios, evitando de marcar os compromissos para a Data Fifa. Flamengo e Bragantino não terão o Maracanã disponível para o dia 28 de outubro, já estando fechado para a final da Libertadores; a decisão continental, inclusive, também afetou Fluminense x São Paulo, que aconteceria justamente na data da decisão pela qual o Flu entrará em campo no dia 4 de novembro.

Dos outros dois jogos ainda por acontecer, Fortaleza x Cruzeiro será o único a ser jogado na Data Fifa por conta de a equipe nordestina estar na final da Sul-Americana. O Leão do Pici já teve um jogo adiado contra o Botafogo: os cariocas jogaram contra o Athletico-PR em dois dias por conta de quedas de luz, não cumprindo o tempo necessário de descanso para a rodada seguinte. As três partidas que envolvem os cariocas serão jogadas entre os dias 22 e 23 de novembro.

- A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores - afirmou a CBF, em nota oficial.

A 35ª rodada, que seria disputada justamente nos dias 22 e 23 de novembro, passou para o fim de semana seguinte. Cruzeiro x Vasco também sofreu alteração e pulará para o período dos jogos adiados, já que aconteceria no dia 8.