Futebol

Eninho será homenageado como maior estrangeiro da história de clube coreano

Ex-jogador conquistou dois títulos coreanos pelo Jeonbuk FC

Por Smack Neto com 7 Segundos 16/07/2024 09h09 - Atualizado em 16/07/2024 09h09
Eninho será homenageado como maior estrangeiro da história de clube coreano
Eninho será homenageado pelo seu ex-clube, Jeonbuk FC - Foto: Arquivo pessoal

Ter a sua história eternizada, a idolatria de uma torcida e conquistas históricas. Esse é o sonho de todo jogador de futebol, mas poucos deles conseguem terminar a carreira tendo realizado. Eninho, alagoano de coração e gaúcho de nascimento, pode dizer que realizou esses sonhos. No próximo dia 20, ele será homenageado pelo seu antigo clube na Coréia do Sul, o Jeonbuk FC, como o maior estrangeiro da história do clube.

A homenagem faz parte da celebração do aniversário de 30 anos do clube coreano, que está levando ídolos da história do Jeonbuk para os jogos como mandante. No próximo dia 20, antes do duelo diante do Ulsan HD, Eninho será condecorado diante do torcedor que tantas vezes o aplaudiu dentro de campo.

- Acho que ser reconhecido pelo trabalho que fiz depois de muito tempo e em vida é motivo de orgulho. Mostra que dei o meu melhor não só dentro de campo, mas respeitei cultura e costumes de um País totalmente diferente de onde vim - disse Eninho em entrevista à reportagem do Portal 7 Segundos.

Tendo conquistado dois títulos coreanos, Eninho recordou um dos momentos marcantes de sua passagem pelo Clube.

- Um momento especial no clube foi o primeiro título do Jeonbuk na K- League (primeira divisão do campeonato nacional). Eu fiquei 1 mês antes da final fazendo tratamento para curar uma inflamação no calcanhar. No segundo jogo da Final na nossa casa, vencemos por 3x1 e eu fiz 2 gols. Marcou muito a minha carreira e tenho certeza que a do clube também.

Entre 1999 e 2016, Eninho construiu uma carreira vitoriosa no futebol nacional e internacional. Em Alagoas, o meia atuou por CRB, Coruripe, Murici e ASA. Nos grandes centros do país, atuou por Grêmio e Portuguesa e no estrangeiro, além das experiências na Coreia do Sul, Changchun Yatai da China. Em 2023, ele entrou para o Hall da Fama da K-League graças ao seu desempenho no futebol coreano.

Com tanto reconhecimento do outro lado do mundo, Eninho fez uma comparação em relação ao respeito que o torcedor coreano e o brasileiro demonstram aos ídolos.

- Os coreanos tem muita gratidão e respeito. São muito patriotas. Acho que estou sendo lembrando não só pelo que fiz no campo, mas fora dele também. O brasileiro esquece rápido as coisas - explicou.