Eliminada das Olimpíadas, Mayra Aguiar faz forte desabafo: ‘Já passei do meu limite’
Judoca foi eliminada na primeira rodada das Olimpíadas de Paris
A brasileira Mayra Aguiar foi eliminada na primeira rodada da categoria até 78kg nas Olimpíadas de Paris. Uma das maiores atletas olímpicas brasileiras da história, a judoca não garantiu se irá participar novamente da competição em 2028. Em entrevista após a eliminação, a gaúcha fez um forte desabafo sobre suas condições físicas.
- Já passei do meu limite. Já tem um tempo que eu venho mentindo para o meu corpo. Mentindo que está tudo bem. Tenho várias cirurgias e a primeira foi com, sei lá, 16 ou 17 anos. Eu ainda sinto ela, e as próximas. Aprendi a treinar e a lutar assim, mas nos últimos anos vem sendo mais difícil. Não dá pra brigar tanto com nosso corpo, temos nossos limites - afirmou.
Mayra Aguiar encarou a líder do ranking mundial Alice Bellandi, da Itália. A estratégia da italiana ficou clara desde o início: entrar com volume para forçar punições por falta de combatitividade à brasileira, apesar de ter corrido o risco dos falsos ataques. Assim, a luta foi para o "golden score" em 0 a 0 e, com dois shidôs para cada lado, Bellandi conseguiu um waza-ari para avançar de fase.
A judoca não está inscrita para a competição por equipes e por isso se despede das Olimpíadas de Paris sem medalhas.
Mayra Aguiar é uma das maiores atletas olímpicas da história do Brasil. Com a primeira participação em Pequim 2008, a brasileira acumulou três medalhas em Jogos ao longo da carreira. A judoca conquistou o bronze nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.