Rivais históricos, Cavaliers e Warriors se reencontram em grande fase na NBA
Times marcaram a última década da NBA
É dia de relembrar os velhos tempos. Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors foram os grandes protagonistas da década passada da NBA. As duas franquias protagonizaram duelos históricos que decidiram títulos da liga. Após um período de baixa, eles se reencontram, nesta sexta-feira (8), novamente como destaques da competição.
A rivalidade entre Cavs e Warrirors está intrinsecamente ligada à LeBron James e Stephen Curry. Dois dos maiores astros da história da NBA, eles se enfrentaram em jogos memoráveis. O embate começou nas finais de 2015 — primeira de uma sequência de quatro decisões em que as equipes se enfrentariam, de forma consecutiva. Na ocasião, vitória da equipe de Curry, Klay Thompson, Draymond Green e companhia.
"Block by James": Cavaliers x Warriors 2016
Um dos maiores jogos da história. As finais entre Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors em 2016 foram uma das melhores séries que a NBA já presenciou. A sequência se desenhava para mais um título dos Dubs — que chegou a liderar por 3 a 1. A franquia de São Francisco, entretanto, tinha LeBron James pela frente e o astro não decepcionou. O King liderou a remontada do Cavs e, com o auxílio luxuoso de Kyrie Irving e Kevin Love, conquistou o primeiro troféu da história da franquia que o revelou.
Toda campanha vitoriosa tem algum jogo que fica marcado na memória. Para o torcedor do Cavaliers, é difícil não citar o derradeiro Jogo 7, na Oracle Arena. Não foi o mais bonito, mas duas jogadas passam como filme na mente de quem assistiu ao confronto. O toco de LeBron James em Iguodala, além do arremesso certeiro de Kyrie Irving a menos de um minuto do fim. Os três pontos do armador encaminharam o título para os Cavs.
Consolidação da dinastia Warriors
Apesar da grande série em 2016, a realidade é que o Golden State dominou a sequência de finais entre as franquias. Em 2017, as equipes chegaram novamente à disputa do título, mas não teve grandes emoções. Com um 4 a 1 na série e um verdadeiro atropelo, os Warriors faturaram o segundo troféu da NBA em três anos.
O capítulo final dessa história acontece em 2018. Após três anos decidindo o título em sequência, é evidente que os treinadores passam a conhecer melhor o adversário. A diferença é que, enquanto Tyronn Lue tinha dificuldades em encontrar peças para reforçar o elenco do Cavaliers, Steve Kerr teve a adição de Kevin Durant.
A chegada do astro foi a cereja do bolo para um time que já era impecável. Com KD, Curry, Thompson e Green, os Dubs não só conquistaram o terceiro título da NBA, como ainda receberam a alcunha de "Dinastia Warriors".
2024: Cavs invicto e Golden State reformulado
Após a saída de LeBron James e Kyrie Irving, o Cleveland Cavaliers passou um momento de baixa, com times pouco competitivos. O cenário mudou em 2023, com a chegada do armador Donovan Mitchell. Sob o comando de Kenny Atkinson, o camisa 45 e todo elenco conduzem o Cavs para uma campanha histórica até o momento. Em nove jogos, o time venceu todos os jogos e é o único time invicto na temporada.
Por outro lado, o Warriors parece não ter sentido a saída de Klay Thompson. A chegada de Buddy Hield e o crescimento de jovens como Jonathan Kuminga e o alto nível de Stephen Curry, fazem os Dubs continuarem a assombrar os adversários.
As duas equipes se enfrentam, nesta sexta-feira (8), às 21h30, no horário de Brasília. A partida será realizada no Rocket Mortgage FieldHouse, em Ohio e terá transmissão do NBA League Pass.