Região Metropolitana de Maceió

Crescimento de áreas preservadas diminuir desmatamento

Por Agência Alagoas 05/06/2014 12h12
Crescimento de áreas preservadas diminuir desmatamento

Pesquisa divulgada no final de maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) destaca a participação de Alagoas na preservação do meio ambiente. Enquanto o desmatamento da mata atlântica avançou em 9% no país, Alagoas conseguiu diminuir em 88% o número de áreas desmatadas, caindo de 138 hectares para 17 hectares. O bom desempenho do Estado em relação ao desmatamento foi o crescimento em número de áreas nativas protegidas.

Em meados de 2000, Alagoas apresentava uma rede de unidades de conservação da natureza, na zona de mata. Entre os anos de 2007 e 2013, o Estado passou de 24 Unidades de Conservação para 50, dessa forma 1.551 hectares de remanescentes vegetais da mata atlântica ficaram inseridos em áreas protegidas.

Ao todo, as áreas estão espalhadas por 40 municípios, o equivalente a 8,3% de todo o Estado, com destaque para os biomas da Caatinga e Mata Atlântica.

Além dessas, as outras existentes no Estado são Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Ecológicas, Reserva Extrativista, Reserva Biológica, Refúgio de Vida Silvestre, Estação Ecológica, Parques e Monumento Natural, criados em nível estadual, federal e municipal.

“Segundo os números apresentados pela pesquisa, oito estados aumentaram consideravelmente o desmatamento, três se mantiveram estáveis e apenas seis conseguiram efetivamente reduzir o número de áreas desmatadas. Entre eles, Alagoas se destaca como o Estado em que mais se avançou contra a diminuição de áreas nativas”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA).