Crescimento de áreas preservadas diminuir desmatamento

Pesquisa divulgada no final de maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) destaca a participação de Alagoas na preservação do meio ambiente. Enquanto o desmatamento da mata atlântica avançou em 9% no país, Alagoas conseguiu diminuir em 88% o número de áreas desmatadas, caindo de 138 hectares para 17 hectares. O bom desempenho do Estado em relação ao desmatamento foi o crescimento em número de áreas nativas protegidas.
Em meados de 2000, Alagoas apresentava uma rede de unidades de conservação da natureza, na zona de mata. Entre os anos de 2007 e 2013, o Estado passou de 24 Unidades de Conservação para 50, dessa forma 1.551 hectares de remanescentes vegetais da mata atlântica ficaram inseridos em áreas protegidas.
Ao todo, as áreas estão espalhadas por 40 municípios, o equivalente a 8,3% de todo o Estado, com destaque para os biomas da Caatinga e Mata Atlântica.
Além dessas, as outras existentes no Estado são Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Ecológicas, Reserva Extrativista, Reserva Biológica, Refúgio de Vida Silvestre, Estação Ecológica, Parques e Monumento Natural, criados em nível estadual, federal e municipal.
“Segundo os números apresentados pela pesquisa, oito estados aumentaram consideravelmente o desmatamento, três se mantiveram estáveis e apenas seis conseguiram efetivamente reduzir o número de áreas desmatadas. Entre eles, Alagoas se destaca como o Estado em que mais se avançou contra a diminuição de áreas nativas”, comenta Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Últimas notícias

Carro colide com poste ao tentar evitar acidente em avenida de Arapiraca

Mais de 1.200 estudantes participam do primeiro dia do aulão Pré-SAEB Educar é Massa

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
