Carnaval de São José da Laje é regado a mel de engenho
Utilizar o mel de engenho nas tardes de carnaval já virou tradição em São José da Laje, município localizado na região da Zona da Mata alagoana. Há 15 anos os foliões compram o produto produzido pela Usina Serra Grande e compartilham o mela-mela nas ruas da cidade.
A usina, localizada a seis quilômetros do município, é umas das principais vias empregatícias da população lajense. Além de produzir o açúcar, ela, através do mel, também produz o etanol. O mesmo mel usado no carnaval e que já é marca registrada na região.
O gerente administrativo da Serra Grande, Fernando Evaristo, explica que a usina produz o alimento e repassa aos fornecedores uma quantidade de 200 litros do mel para cada, estes, por sua vez, vendem à população no período do carnaval.
Steve Ícaro é um dos organizadores do bloco Arroxe Mé, que há cinco anos sai ás ruas de São José da Laje na tarde de domingo. O bloco, segundo ele, foi criado para, além da diversão, preservar a cultura do mel entre os lajenses.
Ele explica que “antes de se utilizar o mel, a população costumava se divertir com ovos e farinha de trigo. Essa tradição acabou, o que fez surgir o mel-mela com o mel. Ao perceber o enfraquecimento também deste produto, decidi criar o bloco para resgatar e não deixar morrer também este costume”.
E se depender dele, o costume não morrerá mesmo. Ele conta que a cada ano o número de pessoas no bloco Arroxe Mé só aumenta, o que exige uma compra e um investimento maior do doce. Este ano, segundos Steve, o bloco terá 600 litros de mel, mas, no final das contas, a preocupação mesmo será se terá água suficiente para limpar toda essa gente quando o carnaval chegar ao fim.
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
