Vacinação contra H1N1 terá início nesta segunda-feira (25), em Maceió
Na próxima segunda-feira (25), terá início, em Maceió, a vacinação contra o vírus Influenza A, mais conhecido como H1N1. Além das unidades de saúde, a vacinação irá acontecer nos maiores shoppings e supermercados da capital.
A campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para este ano será realizada com definição de grupos prioritários. Crianças de seis meses a menores de cinco anos que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em 2015, devem receber uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses as menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª.
Todas as gestantes em qualquer idade gestacional estão dentro do grupo prioritário. Mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo da vacinação. Para isso, deverão apresentar documento que comprove a gestação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período da vacinação.
Trabalhador da área de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade também têm de ser imunizados. A vacinação para essas pessoas já aconteceu durante a última semana. Indivíduos com 60 anos ou mais deverão receber a vacina. Povos indígenas a partir de seis meses de idade também devem ser imunizados.
A Coordenação do Programa de Imunização informou que está lotando profissionais extras nos postos de maior demanda, e ressalta que pode haver redução de atendimento em algumas unidades por conta da greve dos servidores.
Portadores de doenças crônicas
Devem ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde. Essa população precisa levar um atestado do médico expondo à sua situação que deverá ficar de posse do vacinador para anexar o relatório diário entregue à SMS.
Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local do atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta onde estiver agendada, visando garantir esse documento. Pacientes que são atendidos na rede privada ou conveniada, também devem buscar a prescrição médica e apresentá-la nos postos de vacinação.
Confira o calendário e os locais de vacinação:

Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
