Prefeitura realiza reunião para explicar motivo de suspensão do Bolsa Família
A prefeitura de Piaçabuçu através da secretaria de Assistência Social e Habitação realizou uma reunião no auditório do Centro Cultural João Ferreira da Silva, com os beneficiários do Programa Bolsa Família. O motivo do encontro foi para informar sobre o real motivo da suspensão do repasse do programa.
Segundo a explicação da secretária Renata July, nem todos serão suspenso, apenas aqueles que receberam o seguro defeso. “É importante lembrar que o dinheiro que vocês recebem do Programa Bolsa Família não passa pela prefeitura, ou seja não é culpa nossa, essa suspensão está vindo diretamente do Governo Federal destinado aqueles que receberam o Seguro Defeso, a medida foi tomada pelo MDS como maneira de cortar gastos, todos sabem a situação que o Brasil está passando e sei também que muitos aqui já contavam com esse dinheiro para composição da renda familiar”. Disse a secretária Renata July.
As famílias dos pescadores artesanais, que integram o Bolsa Família deixarão de receber o benefício. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 01 de Abril de 2015. A suspensão do Programa, compreende apenas o período de 4 (quatro) meses de referente ao tempo de recebimento do Seguro Defeso.
De acordo com informe do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mesmo estando com o pagamento suspenso no período do Defeso, as famílias do Bolsa devem continuar cumprindo os compromissos nas áreas de educação e saúde, pois após o período de restrição de pesca, o benefício voltará a ser pago automaticamente também às famílias de pescadores.
Seguro Defeso
O requerimento do Seguro Defeso é um direito e uma opção do pescador ou pescadora artesanal, que pode receber o valor de um salário mínimo durante o período em que fica proibido de exercer a atividade, com o objetivo de preservar as espécies durante o ciclo reprodutivo. O Defeso é válido até o limite de cinco meses e a habilitação é feita nas agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A duração é definida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), de acordo com cada espécie de pescado.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
