Endividamento e inadimplência do consumidor crescem em abril, diz Fecomércio
Após dois meses de redução do nível geral de endividamento, uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD/AL), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), apontou que o endividamento do consumidor maceioense cresceu 0,7% em relação ao mês de março, somando 64,5%.
Do total de endividados, 24% consideram que estão muito endividados. Já 18,6% se consideraram mais ou menos endividados. Uma parte dos entrevistados, 21,8%, afirmou durante a pesquisa que estão pouco endividados. Por fim, 35,2% não possuem dívidas de nenhuma espécie.
A maior parcela das dívidas dos maceioenses está concentrada no uso do cartão de crédito, representando 86,7%, devido à explosão de ofertas de cartão de crédito por financeiras, grandes lojas e bancos durante os últimos anos. Os carnês de loja, seguido do crédito pessoal são formas de endividamento bastante utilizadas.
O levantamento indica redução da parcela de consumidores com contas em atraso e inadimplentes. Os dados apontam para um aumento do número de consumidores que possuem dívidas, mas que pagam em dia.
Com relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 2,5% do total de endividados. Um aumento de 10,3%. dos consumidores com contas em atraso e um aumento de 6%. das famílias inadimplentes. Já os endividados com condições de pagamento reduziram em 14,8%, considerando março de 2016 com o mesmo período do ano anterior.
A pesquisa considera as dívidas com o uso do cartão de crédito, de financiamento de carros, imóveis, carnês de loja, empréstimo pessoal. “Não podemos levar como ponto negativo o endividamento das famílias, pois sinaliza maior consumo. O problema não é a dívida em si, mas o comprometimento da renda em relação às dívidas, o atraso e a inadimplência. Esta última pode ser consequência da desorganização financeira ou do desemprego”, explicou o economista do IFEPD, Felippe Rocha.
Segundo Felippe, os dados para o mês de abril demonstram uma retomada tímida de consumo. Para ele, a campanha Liquida Geral Alagoas teve interferência positiva quando conseguiu movimentar no comércio R$ 32 milhões com descontos de até 70% nas lojas participantes. “O Dia das Mães deve contribuir com o consumo e, praticamente, emendar esse período de compras com a campanha que encerrou da Liquida”, afirmou.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
