Representantes do Governo e Sindpol farão hoje nova tentativa de negociar fim da greve
Está marcada para às 15h desta terça-feira (03), em frente à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), no centro de Maceió, a reunião que pode por fim a greve dos policiais civis. As atividades foram paralisadas no dia 18 de fevereiro. Após vários protestos, incluindo o bloqueio ao acesso ao Porto de Maceió, no bairro do Jaraguá. As negociações se intensificaram com os prejuízos causados com a paralisação da carga e descarga no Porto.
O Tribunal de Justiça (TJ/AL) deferiu ações de retorno imediato dos grevistas e da desocupação do local, mas o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) decidiu manter a manifestação. Na última tentativa de intermediação ocorrida na sexta-feira passada, os policiais decidiram desocupar o acesso ao Porto, mas o fim da greve só seria analisado na reunião de hoje com o secretário de Segurança Pública, Paulo Lima Junior, e o de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira.
A categoria chegou a reunião do dia 29, decidida a negociar a contraproposta do piso de 5.500,00 reais. No final ficou decidido que os policiais desocupariam o Porto e aguardariam para esta terça-feira novas propostas feitas pelo governo. Os secretários presentes no encontro intermediado pelo TJ/AL afirmaram que iriam apresentar os pontos discutidos no encontro ao governador Renan Filho.
Representantes do governo e do Sindpol discutiram o piso salarial de R$ 3.600 dividido em quatro parcelas para maio, julho, setembro e novembro, além da disponibilidade de R$ 300mil que seriam destinados ao pagamento retroativo das progressões a partir deste mês e com da implantação das progressões até dezembro. Também para dezembro foi proposto o índice da revisão geral dos servidores públicos (IPCA).
Para o vice-presidente da Sindpol, Edeilton Gomes, o ponto de pauta principal é um piso de 60%. "Nós desejamos que o Estado formalize acordo que fez diante do presidente do TJ/AL e que possa resolver a questão da greve. Estamos com uma grande expectativa de que governo honre com a segurança pública", afirmou o vice-presidente da Sinpol, Edeilton Gomes.
O governo recebeu as reivindicações novamente através dos representantes. Uma nova contraproposta será recebida pelo Sindicato na reunião, mas o final ou manutenção da greve só será definido nesta quarta-feira (04) após uma assembleia geral da categoria.
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada no novo Mirante da Santa Amélia é furtada
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
