Insegurança recente assusta comerciantes do Francês, que temem perder turistas
Vítimas não estariam registrando ocorrências junto a polícia pelo medo que a divulgação da insegurança afaste clientes
O balneário do Francês, um dos locais em Alagoas mais escolhidos por turistas do estado, país e do mundo, vem sofrendo com a ação recente de criminosos. Comerciantes relatam que estão sendo vítimas de arrombamentos, furtos e assaltos, mas muitos deles não estão registrando as ocorrências, justamente por medo que a divulgação da insegurança afaste a clientela. Um dos estabelecimentos, alvo dos criminosos, foi arrombado quatro vezes, em apenas dois meses. A Polícia Militar afirma que não há registros das ocorrências e por isso não direcionou o reforço policial.
Um dos funcionários de uma barraca localizada na orla do Francês, revelou que o local foi alvo das ações por quatro vezes. Os criminosos entraram no local durante o final da noite e madrugada, forçando portas e janelas. Os quatro arrombamentos aconteceram em menos de dois meses, gerando prejuízo pelo que foi levado e pelo investimento do proprietário em segurança para evitar novas ocorrências.
“O prejuízo é grande. Estamos na baixa temporada, a movimentação não é intensa, então qualquer produto levado já é muito. Eles levam sempre pouca coisa a cada vez que entram no estabelecimento, como se não pudessem carregar muito. Levam comida, bebidas e também já levaram o equipamento de som. O prejuízo vai sendo somado e o proprietário ainda investiu em segurança, reforçando portas, janelas, mas não tem jeito, entram até pelo telhado”, contou o funcionário que não quis se identificar, também por medo.
O presidente da associação dos ambulantes, Plínio Tasso, tem um trailler próximo a orla, onde atende os clientes vendendo comidas e bebidas e alugando mesas e cadeiras. Ele afirma que recentemente as ocorrências se intensificaram e muita gente tem histórias de violência para contar.
“Isso vem acontecendo faz alguns dias, semanas. Tem um rapaz que teve a casa invadida por criminosos a família inclusive foi feita refém. Acho que no mês passado, eu estava do lado do estacionamento, próximo do meu trailler, quando um motorista que ia entrando no local foi rendido e assaltado”, relembrou Plínio Tasso.
Quem trabalha no Francês afirma que o policiamento está deficiente, o que poderia estar motivando os assaltos e arrombamentos.
“Quando a gente entra em contato com a polícia eles informam que fazem rondas eventuais. Enquanto isso o posto policial que funcionava aqui, com estrutura de delegacia, foi fechado”, afirmou o funcionário da barraca, ressaltando que outros comerciantes vítimas não estariam querendo a divulgação das ocorrências para não afugentar os turistas.
A Polícia Militar defendeu a desativação do posto, afirmando que o modelo de rondas seria mais eficiente no combate aos criminosos. O grande problema, estaria na falta de registros dos crimes.
“O posto fixo consome no mínimo 12 policiais, que ficam em apenas um local. Esse modelo já está sendo modificado. O mais eficiente é colocar a polícia na rua, em viaturas. O problema é que essa situação é desconhecida. No relatório que temos das ocorrências são pouquíssimos os registros. Os comerciantes simplesmente não estão registrando e sem números não podemos saber o que está acontecendo em determinadas localidades e assim não direcionamos reforço policial. Agora que temos essa informação, vamos direcionar mais policiais para o Francês, mas o ideal é que a população registre toda ocorrência, mesmo que o prejuízo tenha sido pequeno. Precisamos de um diagnóstico”, afirmou o Tenente Coronel Neivaldo Amorim.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
