Profissionais do Mais Médicos se mobilizam no combate ao Aedes aegypti

Os profissionais de saúde do Programa Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) realizam um dia de ações para prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika. A iniciativa, que acontece a partir desta terça-feira (10), acontece nos 65 municípios alagoanos que têm os Programas e, atualmente, somam 250 médicos.
Segundo a coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, Ivana Pitta, a iniciativa da mobilização é do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC). A proposta é a da participação maciça dos médicos desses Programas para um trabalho direto com a população, a partir do diagnóstico, acompanhamento dos casos e tratamento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti.
“Pedimos que todos participem, porque o Aedes aegypti não escolhe a casa”, afirmou Ivana Pitta. A coordenadora estadual do Mais Médicos informou ainda que “esse dia é ainda importante porque visa diminuir a quantidade de casos que estão surgindo em nosso estado”.
Para mobilizar os municípios alagoanos para a ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem auxiliando na articulação com os médicos e atores locais. Outra medida é o mapeamento das boas práticas realizadas pelos médicos e dos casos onde serão necessárias visitas domiciliares para estimulação precoce.
“Dentre os 65 municípios alagoanos onde os Programas estão presentes, a Sesau vai acompanhar mais de perto as ações que acontecem na cidade de Girau do Ponciano”, disse Ivana Pitta. A escolha se deve pelo fato de o município do Agreste Alagoano apresentar casos de microcefalia.
Programação - As ações acontecem em dois momentos. No período da manhã, as gestantes e mães de crianças menores de um ano participam de palestra organizada pelas equipes da Atenção Básica sobre prevenção, diagnóstico e acompanhamento da dengue, chikungunya e zika”.
Já no período da tarde, será realizado o atendimento de puericultura (que se dedica ao cuidado com o desenvolvimento infantil) ou, se necessário, visita domiciliar para crianças que necessitam de estimulação precoce. Também vai acontecer a visita a escolas e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para reforçar as ações intersetoriais.
Últimas notícias

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Homem será indenizado após aparecer nu em imagem do Google Street View na Argentina

Alfredo Gaspar reafirma compromisso com Rio Largo e entrega quase R$ 2 milhões para saúde, agricultura e desenvolvimento social

Maragogi realiza primeira edição da Prefeitura Itinerante com mais de 300 atendimentos em Peroba

MPF realiza nova inspeção no HU para avaliar ampliação de serviços oncológicos

“Não está claro o que posso ou não falar”, diz Bolsonaro em visita à sede do PL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
