Equador sofre novamente com tremor de terra; magnitude hoje foi de 6,8 na escala Richter
O Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (Csem) registrou hoje (18) no Equador um tremor de terra de 6,8 na escala Richter, um mês depois de um abalo de 7,8, que deixou centenas de mortos.
De acordo com o Instituto de Geofísica do Equador, o terremoto de hoje teve epicentro na costa, ao largo da província de Manabi, e a uma profundidade de 14,7 quilômetros. Já o Instituto de Sismologia norte-americano USGS registrou magnitude de 6,7 graus, bem próxima à registrada pelo Csem.
De acordo com o Csem, no entanto, o sismo ocorreu a 165 quilômetros da capital, Quito, e com epicentro a uma profundidade de 40 quilômetros.
O USGS descartou qualquer risco de tsunami associado ao tremor. As autoridades equatorianas não registram, até agora, nem vítimas nem prejuízos materiais.
Durante o primeiro abalo, sentido em vários bairros de Quito e em outras localidades, seguiram-se várias réplicas de magnitudes variadas, incluindo uma de 5,4, informou o Instituto de Geofísica equatoriano.
"Aqui sentimos um forte abalo. Eu e a minha família saímos correndo de casa", declarou à agência France Presse Modesto Guale, um habitante do bairro de Costa Azul, na cidade portuária de Manta, na província de Manabi.
O presidente equatoriano, Rafael Correa, considerou o sismo de abril como "a pior tragédia [do Equador] nas últimas sete décadas". Um abalo no país em 1949 arrasou cidades inteiras na região central, deixando 6 mil mortos e afetando quase 100 mil pessoas.
Últimas notícias
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
