Após assembleia, agentes penitenciários decidem pela manutenção da greve
Categoria afirma que até o momento não houve nenhuma negociação com o governo
Após assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (19), no sistema prisional, os agentes penitenciários de Alagoas, decidiram manter a greve por tempo indeterminado. A medida foi tomada após o Tribunal de Justiça (TJ/AL) decretar a ilegalidade do movimento e determinar que os agentes retornem, imediatamente, às atividades.
Os agentes, em greve desde o dia 6 de maio, reivindicam a campanha salarial 2016 cobrando o piso de R$ 4 mil, a isonomia salarial, o pagamento do adicional de periculosidade e a divulgação de um cronograma para realização de concurso público para provimento de vagas na área e a necessidade do uso de armas. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas (Sindapen), Kleyton Anderson Bertoldo, até o momento não houve nenhuma negociação com o governo.
No final da manhã de hoje, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário visitou a Casa de Custódia da Capital e o presídio Baldomero Cavalcante para verificar a situação dos presos diante da greve dos agentes penitenciários. Na visão do desembargador Otávio Leão Praxedes, do TJ/AL, no contexto atual, há possibilidade de haver rebeliões nos presídios. “Isso pode gerar consequências danosas a todas as pessoas envolvidas, não somente aos presos, mas também aos familiares. Nós estamos aqui para tentar contornar isso”, afirmou.
O juiz José Braga Neto frisou que respeita as reivindicações dos agentes, mas não concorda com os meios utilizados. “A paralisação está trazendo grandes transtornos para o sistema prisional, para a ressocialização das pessoas que aqui se encontram”, disse. Para o magistrado, o governo precisa tomar atitudes para resolver os problemas do sistema prisional.
Decisão descumprida
No último domingo (15), o presidente do TJ/AL, Washington Luiz Damasceno Freitas, concedeu liminar determinando que os agentes penitenciários retornassem às atividades, sob pena de pagamento de multa diária no valor R$ 50 mil. A decisão, no entanto, não foi cumprida pelo sindicato da categoria.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
