Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Os advogados afirmam respeitar a dor de Daniela e de seus familiares, mas pedem que a sociedade também considere o impacto da acusação sobre a vida de Vitinho e de sua família
A defesa de Vitor Bruno, conhecido como Vitinho, divulgou um posicionamento público nesta sexta-feira (23), repudiando a oferta de qualquer tipo de recompensa financeira pela captura ou exposição do jovem, apontado como investigado em um caso de grande repercussão. Segundo os advogados, a prática é irresponsável, fere princípios do Estado Democrático de Direito e coloca em risco a integridade física do acusado e de seus familiares.
De acordo com a defesa, a divulgação de recompensas e a incitação à perseguição estimulam linchamentos morais, violam direitos fundamentais e afrontam garantias como a presunção de inocência e o devido processo legal. Os advogados afirmam ainda que a família de Vitinho tem sofrido ameaças e perseguições diárias, cenário que se agravou após a publicação de um vídeo por um vereador, o qual, segundo eles, “materializa e comprova os riscos de vida” enfrentados pelo jovem.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, os advogados César Filho e André Dantas destacaram que, embora o crime investigado seja grave e cause grande repulsa social, não se pode condenar alguém sem provas. A defesa sustenta que tem convicção da inocência de Vitinho com base nos elementos constantes nos autos do processo, que tramita em segredo de justiça, o que impede a divulgação detalhada das provas.
Segundo os defensores, exames periciais comprovaram que substâncias encontradas no sangue da suposta vítima não foram ministradas por Vitinho, mas sim por médicos e hospitais responsáveis pelo atendimento. A defesa também afirma que não foram identificadas lesões típicas de trauma cerebral forçado nem a presença de sêmen do investigado.
Ainda conforme o posicionamento apresentado, Vitinho teria prestado socorro imediatamente após o ocorrido, acionado amigos, comunicado familiares e acompanhado a vítima até o hospital, permanecendo ao lado dela durante o atendimento médico.
A defesa também rebate questionamentos sobre a não apresentação imediata de Vitinho às autoridades. Segundo os advogados, o jovem já prestou depoimento quando intimado, colaborou com a Polícia Civil e detalhou os fatos durante o inquérito. A negociação para sua apresentação, segundo eles, não se concretizou devido ao clima de insegurança e ao temor gerado pelas ameaças, situação que teria se agravado após a divulgação recente do vídeo nas redes sociais.
Por fim, os advogados afirmam respeitar a dor de Daniela e de seus familiares, mas pedem que a sociedade também considere o impacto da acusação sobre a vida de Vitinho e de sua família. A defesa reforça que confia nas autoridades competentes e espera que a apuração dos fatos ocorra de forma técnica, responsável e dentro dos limites legais, a fim de se chegar à decisão mais justa.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
'Tô saturado', diz Carlinhos Maia ao anunciar pausa na carreira e no Rancho do Maia
Homem é preso por ameaçar e tentar agredir esposa no município de Cacimbinhas
Médico pneumologista Fernando Antônio Mendonça Guimarães morre aos 75 anos em Maceió
Lula sanciona reajuste para servidores do Legislativo e veta valores acima do teto
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na AL-101 Norte em Maragogi
Mulher dá entrada em unidade de saúde com hematomas e denuncia cárcere privado em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
