Prefeitura promove seminário que discute racismo e violência contra a mulher
Com a proposta de encarar e desconstruir preconceitos, além de discutir casos de violência e violações de direitos contra as mulheres, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre a Diversidade Étnico-Racial (Neder) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o seminário Os desafios da mulher na sociedade atual – a luta contra o racismo e a violência sexual. A palestra está marcada para a próxima segunda-feira (27), às 13h30, no auditório Paulo Freire, na Semed e será proferida por Jusciney Carvalho, doutora em Educação.
“Precisamos tratar do problema com a prioridade que ele merece e mostrar que nada disso é coisa do passado. O racismo e a cultura da violência contra mulheres estão enraizados em nossa sociedade e acontecem o tempo todo. Por isso, sentimos a exigência de discutir esta problemática”, sintetizou a coordenadora do Neder, Denise Aparecida Rocha.
De acordo com a organização do seminário, o encontro será uma oportunidade para o diálogo, estudo e troca de experiências, elementos fundamentais para quebrar a corrente de violência contra a mulher. Estarão presentes educadores da rede municipal de Educação, autoridades, lideranças e comunidade. A proposta do seminário surgiu dos inúmeros casos de racismo e abusos sexuais que envolvem mulheres – constantemente veiculados pela mídia nos últimos meses.
Os números refletem a gravidade do problema: a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil, de acordo com estudo divulgado pelo Banco Mundial. No caso da discriminação racial, esta acontece de maneira dissimulada e permeia todas as áreas da vida. Nas duas situações, a maioria dos casos não chega a ser notificada.
Os seminários do Neder acontecem anualmente e tratam de temas atuais e relevantes para a sociedade. Em paralelo a isso, são realizadas palestras e atividades educativas nas escolas da rede, que englobam a diversidade étnico-racial e religiosa, especialmente de origens africana e indígena. O objetivo maior do núcleo é estimular nas crianças, por meio da Educação, para a consciência e a valorização da diversidade como parte integrante da própria raiz sociocultural, despertando o respeito à identidade cultural de cada grupo ou indivíduo. Desta forma, prepara-se o estudante para que se torne um cidadão pronto para lidar com o preconceito ou qualquer tipo de violação de direitos, dentro e fora dos muros da escola.
Serviço:
O quê? Seminário Os desafios da mulher na sociedade atual – a luta contra o racismo e a violência sexual
Quando? 27 de junho de 2016, às 13h30
Onde? Auditório Paulo Freire, na Semed
Últimas notícias
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
