Tratamento Fora de Domicílio: pacientes reclamam de atraso na liberação de passagens
Governo culpa demora na liberação do orçamento para 2016; Conselho Estadual de Saúde rebate

Os alagoanos contemplados por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão tendo dificuldades de locomoção para realizar consultas médicas e demais procedimentos fora do estado. Segundo eles, a oferta de passagens aéreas está atrasada porque o governo não está pagando em dia os fornecedores.
Uma mulher, que prefere não ser identificada, deveria viajar nesta semana para o estado de São Paulo a fim de realizar exames e tratar um câncer. Ela denuncia que, um dia antes da consulta, que já estava programada, recebeu a notícia de que não poderia viajar porque as passagens áreas não haviam sido liberadas. Ela faz acompanhamento para tratar a doença desde 2010 e afirma que isso nunca aconteceu anteriormente, mas que, a partir de 2015, o problema se tornou recorrente.
Selma de Lira, que também é cadastrada no programa, chegou a agendar uma consulta em uma clínica particular e afirma que não pode mais esperar. “Estou precisando urgente fazer o transplante e fico em vias de não ter mais acesso e morrer”, disse.
Por meio de nota, o Governo de Alagoas, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que o atraso se deve à aprovação da Lei Orçamentária Anual e que trabalha para normalizar a situação o quanto antes. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, rebate e diz que a aprovação da LDO não passa de uma desculpa.
“Eu acredito que houve um atraso na LDO, mas não justifica a falta de assistência para esses pacientes. O que tá faltando no estado de Alagoas é o governo honrar as dívidas de 2014 que ele não honrou com os fornecedores e também com as companhias aéreas”, ressaltou. “Vamos agendar uma reunião com o Ministério Pública para que se possa, no último caso, judicializar”, emendou.
Confira, na íntegra, a reportagem da TV Ponta Verde - afiliada ao SBT:
Últimas notícias

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió

Inmet renova alerta de chuvas para cidades da Região Norte de AL

Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

Renan Calheiros dá sinais de como pode ser sua parceria com JHC em 2026

Por que algumas mulheres estão usando Tadalafila para treinar? Faz mal?
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
