Disputa eleitoral: prazo para definição de pré-candidatos começa hoje
Convenções terminam no dia 5 de agosto; divulgação de enquetes está proibida pela Justiça
O ano de 2016 começou movimentado nos bastidores da política alagoana. Desde o início do ano, nomes de possíveis pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito já eram ventilados pela imprensa e por pessoas ligadas às campanhas eleitorais, no interior e também em Maceió. Entretanto, oficialmente, a corrida pela sucessão nas câmaras e prefeituras municipais deu a largada nesta quarta-feira (20).
Antes da Reforma Eleitoral de 2015, as convenções dos partidos políticos eram realizadas no mês de junho, no período de 10 a 30. As convenções partidárias, neste ano, terminam no dia 5 de agosto. Na capital, candidaturas avaliadas quase como “certeiras” se configuram como nomes majoritários nas coligações antes mesmo do prazo final.
O ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB), em meio a rumores e conversas, pode ser candidato e pretende brigar pela eleição com o autor gestor da cidade, Rui Palmeira (PSDB), que se candidata para a reeleição, ao lado do vice, que permanece sendo Marcelo Palmeira (PP). Outro nome cotado é o de Paulo Memória (PTC), que vêm de uma coligação pequena, mas que pode ter o senador Fernando Collor como apoio principal.
Em Arapiraca, a principal aliança política se configura em torno do deputado Severino Pessoa (PSC), Rogério Teófilo (PSDB) e sua esposa, Fabiana Pessoa (PSC). O cenário eleitoral na cidade está praticamente definido com o restante dos nomes que são: Ricardo Nezinho (PMDB) e Tarcizo Freire (PP).
Enquetes estão proibidas
A partir de hoje, a veiculação de enquetes está proibida. Sondagens em desacordo com as regras previstas na legislação é considerada ilícito e pode ser punida com o pagamento de multa.