Banco deve pagar R$ 1 mil a cliente que esperou mais de duas horas por atendimento
Lei municipal estipula espera máxima de até 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em feriados, dias de vencimento de contas e pagamentos

O Banco Bradesco foi condenado a pagar R$ 1 mil a uma cliente que esperou por atendimento em uma fila por mais de duas horas. A decisão é do juiz da Comarca de Messias, Lucas Lopes Dória Ferreira, e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21).
A cliente fez o pedido de indenização por danos morais, alegando falha do Bradesco em administrar o tempo de prestação dos serviços bancários, o que causou uma espera maior que a razoável. Em sua defesa, o estabelecimento afirmou que o pedido é juridicamente impossível, sob a alegação de que a legislação que discrimina expedientes de prestação de serviços bancários seria de competência da União, através de lei federal.
No entanto, o juiz afirmou que a discussão em análise não tem como objetivo os horários de abertura e encerramento das atividades bancárias ou ainda o período em que permanecem em funcionamento, mas apenas a fixação de horários limites para permanência em filas geradas no interior destes estabelecimentos.
De acordo com lei municipal nº 5.516/06, as agências de Maceió são obrigadas a colocar à disposição dos usuários, pessoal suficiente, no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável.
Para efeitos da lei, entende-se como razoável a espera de até 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou dia seguinte de feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos.
Na decisão, o magistrado considerou que houve omissão da instituição bancária em tomar as medidas cabíveis ao atendimento mais célere dos consumidores, fato que foi devidamente provado através da documentação coligida pela demandante, a qual discrimina o horário de entrada no banco.
Últimas notícias

Polícia Civil investiga homicídio em zona rural de São Sebastião

Integrante da equipe do cantor Pablo morre em acidente a caminho de evento em Feira de Santana

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma

Municípios cumprem papel importante na saída do Brasil do mapa da fome
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
