Casa da Cidadania visa reduzir a criminalidade no Benedito Bentes
Assim como acontece com a população do Jacintinho, por meio da Casa de Direitos, a comunidade do bairro Benedito Bentes conta com a Casa da Cidadania, instalada no conjunto Carminha, e que visa reduzir a criminalidade no território.
Para o secretário da Seprev, Jardel Aderico, que esteve reunido com lideranças do conjunto, nesta segunda-feira (29), o equipamento deve promover a ampliação de acesso à Justiça em locais de maior vulnerabilidade social.
“Esta é uma determinação do governador Renan Filho, que vem priorizando a redução da violência nos territórios de maior índice de criminalidade no Estado. A Casa da Cidadania tende a ser um local de encontro entre a população e as repostas para os principais conflitos e dúvidas”, enfatizou Jardel Aderico.
Segundo o secretário-executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, Cloves Benevides, a Casa da Cidadania é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça para reduzir a violência no Estado, por meio da promoção do acesso à justiça e dos direitos.
A Casa da Cidadania, que é formada pelo Núcleo de Justiça Comunitária, conta com profissionais da advocacia, psicologia e assistência social. Ela busca estimular a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos.
“Eu vejo que essa casa pode cumprir o papel que se propõe: trazer cidadania para quem mais precisa. Será uma mão na roda”, enalteceu a professora da Escola Municipal Petrônio Viana, Magali da Silva.