Alagoas

17 mil alunos alagoanos participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Redação com Agência Alagoas 08/09/2016 17h05
17 mil alunos alagoanos participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática
Pedro Lucas Lima Silva, 12 anos, foi medalhista de bronze em 2015 e espera repetir o feito na edição 2016 - Foto: Valdir Rocha

Os alunos da rede pública estadual de Alagoas se preparam para a segunda fase da edição 2016 da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será realizada neste sábado (10), às 14h30. No Estado, o evento é coordenado pela Universidade de Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio das redes públicas municipais, estadual e federal.

De acordo com o coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, 17 mil alunos de 690 escolas farão as provas em todo o Estado. Deste quantitativo, 8.797 estudantes de 257 unidades de ensinos são da rede pública estadual.

O exame contará com seis questões dissertativas, onde os candidatos devem expor o raciocínio matemático para solucioná-las. Em Maceió, 13 escolas da rede pública serão disponibilizadas para as provas.

Peixoto explica que o número atingido para a esta segunda fase se estabilizou nos últimos cinco anos. “Atingimos praticamente o teto máximo no Estado”, explica.

O resultado final com a divulgação da lista de alunos medalhistas está previsto para o final de novembro.

Expectativas

Na Escola Estadual Margarez Lacet, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, além do suporte disponibilizado pelo site da OBMEP, os professores aproveitam para fazer as últimas revisões antes da prova.

Na escola, a expectativa dos alunos para as provas de sábado é a melhor possível. Um destes é Pedro Lucas Lima Silva, de 12 anos, medalhista de bronze na edição de 2015. Depois da primeira experiência, ele está ainda mais motivado. “Quando eu soube que tinha sido medalha de bronze, fiquei muito surpreso e feliz. Agora, que entendo um pouco melhor a OBMEP, vou tentar repetir o feito e, quem sabe, conseguir uma medalha de prata ou ouro”, conta.