17 mil alunos alagoanos participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Os alunos da rede pública estadual de Alagoas se preparam para a segunda fase da edição 2016 da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que será realizada neste sábado (10), às 14h30. No Estado, o evento é coordenado pela Universidade de Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio das redes públicas municipais, estadual e federal.
De acordo com o coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, 17 mil alunos de 690 escolas farão as provas em todo o Estado. Deste quantitativo, 8.797 estudantes de 257 unidades de ensinos são da rede pública estadual.
O exame contará com seis questões dissertativas, onde os candidatos devem expor o raciocínio matemático para solucioná-las. Em Maceió, 13 escolas da rede pública serão disponibilizadas para as provas.
Peixoto explica que o número atingido para a esta segunda fase se estabilizou nos últimos cinco anos. “Atingimos praticamente o teto máximo no Estado”, explica.
O resultado final com a divulgação da lista de alunos medalhistas está previsto para o final de novembro.
Expectativas
Na Escola Estadual Margarez Lacet, localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, além do suporte disponibilizado pelo site da OBMEP, os professores aproveitam para fazer as últimas revisões antes da prova.
Na escola, a expectativa dos alunos para as provas de sábado é a melhor possível. Um destes é Pedro Lucas Lima Silva, de 12 anos, medalhista de bronze na edição de 2015. Depois da primeira experiência, ele está ainda mais motivado. “Quando eu soube que tinha sido medalha de bronze, fiquei muito surpreso e feliz. Agora, que entendo um pouco melhor a OBMEP, vou tentar repetir o feito e, quem sabe, conseguir uma medalha de prata ou ouro”, conta.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
