Ciclista iraniano morre após acidente na prova de estrada da Paralimpíada
O ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, de 48 anos, morreu na tarde deste sábado no Rio de Janeiro. Ele sofreu um grave acidente durante a disputa da prova de estrada das classes C4-5 dos Jogos Paraolímpicos.
O atleta perdeu o controle da bicicleta na Descida do Grumari. Segundo técnicos, no trecho os atletas atingem velocidades de 60 a 65 km/h.
Golbarnezhad se chocou contra uma mureta, voou de sua bicicleta e acertou o solo de cabeça. Ele foi atendido no local e levado ao Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações a causa da morte foi traumatismo craniano, causado pela queda em velocidade, de cabeça, da altura de um metro.
O acidente aconteceu já ao final da prova, que foi interrompida. Sete atletas que estavam atrás do iraniano não terminaram a disputa. A ambulância que estava no local fez o socorro e, por isso, a prova da classe B, para deficientes visuais em bicicleta dupla, foi atrasada em 45 minutos - até que uma nova ambulância chegasse ao local.
O comitê paraolímpico do Irã confirmou a morte às 16h40. "Bahman era um atleta paraolímpico exemplar, que competia com amor e uma energia inextinguível para promover o nome da República Islâmica do Irã. Seu esforço nesse sentido nunca cessou. O povo do Irã está comovido com a tragédia e expressa suas condolências à família", diz o comunicado (em tradução livre).
Golbarnezhad competia na prova voltada para atletas amputados de membros superiores ou com pequenos problemas neurológicos. Ele já tinha participado da prova de contrarrelógio, terminando na 14ª posição.
Atleta paraolímpico desde 2002, ele estava em sua segunda Paraolimpíada. Em Londres-2012, foi o 23º justamente na prova de estrada. Seu melhor resultado é o quinto lugar dos Jogos Asiáticos de 2014.
Últimas notícias
Após caso do cão Orelha, Cibele Moura questiona legislação sobre crimes cometidos por adolescentes
Colisão entre veículos deixa motoqueiro ferido na BR-104 em Branquinha
Comunidade da Baixa da Onça fica sem ponto de ônibus após estrutura ser derrubada
Defesa tenta recuperar guarda da filha de médica acusada de matar o ex-marido
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
