Ciclista iraniano morre após acidente na prova de estrada da Paralimpíada
O ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, de 48 anos, morreu na tarde deste sábado no Rio de Janeiro. Ele sofreu um grave acidente durante a disputa da prova de estrada das classes C4-5 dos Jogos Paraolímpicos.
O atleta perdeu o controle da bicicleta na Descida do Grumari. Segundo técnicos, no trecho os atletas atingem velocidades de 60 a 65 km/h.
Golbarnezhad se chocou contra uma mureta, voou de sua bicicleta e acertou o solo de cabeça. Ele foi atendido no local e levado ao Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo informações a causa da morte foi traumatismo craniano, causado pela queda em velocidade, de cabeça, da altura de um metro.
O acidente aconteceu já ao final da prova, que foi interrompida. Sete atletas que estavam atrás do iraniano não terminaram a disputa. A ambulância que estava no local fez o socorro e, por isso, a prova da classe B, para deficientes visuais em bicicleta dupla, foi atrasada em 45 minutos - até que uma nova ambulância chegasse ao local.
O comitê paraolímpico do Irã confirmou a morte às 16h40. "Bahman era um atleta paraolímpico exemplar, que competia com amor e uma energia inextinguível para promover o nome da República Islâmica do Irã. Seu esforço nesse sentido nunca cessou. O povo do Irã está comovido com a tragédia e expressa suas condolências à família", diz o comunicado (em tradução livre).
Golbarnezhad competia na prova voltada para atletas amputados de membros superiores ou com pequenos problemas neurológicos. Ele já tinha participado da prova de contrarrelógio, terminando na 14ª posição.
Atleta paraolímpico desde 2002, ele estava em sua segunda Paraolimpíada. Em Londres-2012, foi o 23º justamente na prova de estrada. Seu melhor resultado é o quinto lugar dos Jogos Asiáticos de 2014.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
